Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3697581


3697581

LETALIDADE DE PACIENTES ESTRANGEIROS E BRASILEIROS EM UM REGIÃO DE FRONTEIRA

Autores:
Ederson Pereira|nefroeder@gmail.com|enfermagem|mestrando|enfermiro|unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Parná ; Manoela de Carvalho|man0ela@hotmail.com|enfermagem|doutora|professora|unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Parná

Resumo:
**Introdução: **O comportamento endêmico do sarampo depende da relação entre o grau de imunidade, suscetibilidade da população, e circulação viral na área. Segundo o Boletim Epidemiológico de 24 setembro de 2018, foram confirmados 1.367 casos e 7.863 em investigação no Amazonas. A vacinação com a Tríplice Viral é considerada a medida preventiva mais eficaz. **Objetivo:** Descrever a gestão em campanha de vacinação contra sarampo em uma universidade pública de um município endêmico. **Metodologia:** Relato de experiência de acadêmicos de Enfermagem na gestão da campanha de vacinação contra sarampo, realizada em uma universidade pública do estado do Amazonas, no período de agosto a setembro de 2018. Em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde, promoveu-se a cobertura vacinal do público universitário, uma vez que os dados epidemiológicos indicaram que a população de risco pertence à faixa etária de 15 a 29 anos. **Resultados: **De um total de 12.346 discentes matriculados nas 15 unidades da universidade, realizou-se 4.587 atendimentos com avaliação das carteiras de vacinação, destes, 1.457 necessitaram da primeira dose e 646 completaram o esquema da Tríplice Viral com a segunda dose. Aproximadamente 2.484 discentes já possuíam o esquema completo, considerados imunizados. Durante a campanha, observou-se que muitos não possuíam a carteira de vacinação, sendo necessário refazer os esquemas preconizados pelo Ministério da Saúde. Portanto, utilizou-se a educação em saúde para orientar a comunidade da importância do zelo com esse documento. **Conclusão: **A estratégia de vacinar o público universitário contribui para diminuição dos índices de sarampo no grupo de risco e conscientiza a importância de manter atualizada a carteira da vacina. **  Contribuições para enfermagem: **É imprescindível a sensibilização dos profissionais de enfermagem para a prevenção desta endemia, através da gestão de campanhas de vacinação e educação em saúde na comunidade, a fim de erradicar o sarampo nas diversas faixas etárias.


Referências:
1. Brasil, Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 2. Fundação de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico de Sarampo do Amazonas. Manaus: Secretaria Estadual de Saúde; 24 de setembro de 2018. Nº 29/2018.