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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3676766


3676766

Reflexão na abordagem do enfermeiro no atendimento a pacientes que apresentam ideias suicidas

Autores:
Gabriela Freire Hilário|gabrielafhilario@hotmail.com|graduanda|reflexão Na Abordagem do Enfermeiro No Atendimento A Pacientes Que Apresentam Ideias Suicidas|graduanda|universidade Mogi das Cruzes ; Diego Luiz Andrade Corrêa|dluizspeed@hotmail.com|graduando|reflexão Na Abordagem do Enfermeiro No Atendimento A Pacientes Que Apresentam Ideias Suicidas|graduando|universidade Mogi das Cruzes ; Néri Tie Sugino Watanabe|neritie_forhends@hotmail.com|graduanda|reflexão Na Abordagem do Enfermeiro No Atendimento A Pacientes Que Apresentam Ideias Suicidas|graduanda|universidade Mogi das Cruzes

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Durante a infância e adolescência, indivíduos submetidos a maus tratos, negligência e fatores de risco proporcionados pelo ciclo familiar e social, podem apresentar comportamento delinquente, resultando em relacionamentos abusivos/violentos, na condição de vítima ou agressor. Consequências variam desde comportamentos antissociais, uso de drogas a comportamentos violentos. **OBJETIVO: **descrever situações estressoras no âmbito relacional de adolescentes e jovens. **METODOLOGIA: **Estudo qualitativo, realizado com 210 adolescentes vinculados à rede publica estadual de ensino, que responderam ao instrumento de Percurso Amoroso de Jovens, entre janeiro a dezembro de 2017 em Feira de Santana, Bahia. Os dados foram submetidos à analise de similitude através do software IRAMUTEQ. Os elementos foram organizados em quatro figuras. **RESULTADOS: **As situações foram objetivadas nos termos “ciúme”, “agressão”, “relação sexual”, “traição”, “brigar”, “perder” “terminar”. A primeira figura evidencia o modo como ocorreu a violência no relacionamento e está vinculada entre os termos “amigos” e “familiares”, “si mesmo” e “namorado”. A segunda evidencia os sujeitos envolvidos na violência “amigo, namorado, ex-namorado e minha família”; A terceira aponta as estratégias para o enfrentamento da violência amorosa figuradas nos termos “conversar”, “ficar”e “terminar”. E a quarta aponta os sentimentos “raiva” e “tristeza”. **CONSIDERAÇÕES FINAIS: **Os sentimentos vivenciados diante das situações difíceis colocam os estudantes em maior vulnerabilidade à experimentação e abuso de substâncias psicoativas, autoisolamento, sintomas depressivos e perda da motivação para atividades próprias de sua fase de desenvolvimento, adoção de comportamento violento e autodestrutivo requerendo assim esforços da enfermagem para criar estratégias que possam minimizar estes riscos. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Nota-se que a enfermagem, a partir da compreensão dessa lógica, deve atuar, frente às escolas, endossando ações de promoção e prevenção da violência relacional, a partir da identificação de diagnósticos de enfermagem individuais, familiares e comunitários para que intervenções efetivas sejam direcionadas.


Referências:
Oliveira, QBM, Assis SG, Njaine K, Pires TO. Violência Física Perpetrada por Ciúmes no Namoro de Adolescentes: Um recorte de Gênero em Dez Capitais Brasileiras. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2016; 32(3): 1-12. Crone EA, Dahl RE. Understanding adolescence as a period of social–affective engagement and goal flexibility. Nat Rev Neurosci. 2012; 13(9): 636 - 50.