Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3630571


3630571

ORIENTAÇÕES PARA ALTA HOSPITALAR SOBRE O CUIDADO NO DOMICÍLIO DE PESSOAS TRAQUEOSTOMIZADA

Autores:
Patricia Palma Sento Sé Chaves|patriciapalmassc@gmail.com|enfermeira|especialização Em Terapia Intensiva|enfermeira|complexo Hospital de Clínicas do Paraná

Resumo:
**Introdução: **Atualmente existe uma grande demanda de atendimento para reprodução assistida ocasionada pelo aumento da prevalência de infertilidade na população mundial.¹ Em consequência, o crescimento desta área do cuidado humano apresenta-se como um desafio para a enfermagem.² **Objetivo: **Relatar a atuação de uma enfermeira em um centro de reprodução assistida com ênfase neste contexto como atual necessidade de saúde da população. **Métodos: **Trata-se de um relato de experiência de uma residente de enfermagem em um centro de reprodução assistida, exclusivamente do SUS, durante o mês de agosto de 2018, cujo atendimento é referência para a região norte-nordeste. **Resultados e Discussões: **A reprodução assistida apresenta-se como um novo campo de atuação para a enfermagem, demandando do enfermeiro atribuições que perpassam desde gerenciamento até o acolhimento e escuta ativa dos anseios enfrentados pelos casais em busca da maternidade. Durante o período vivenciado observou-se que o profissional enfermeiro atua de forma imprescindível nos esclarecimentos sobre os aspectos legais dos métodos de reprodução assistida, incluindo a Fertilização In Vitro, bem como todo o processo assistencial. Proporciona ainda as orientações sobre o estímulo ovariano e as possíveis complicações e desfechos do tratamento realizado, o que favorece a continuidade do trabalho em equipe. **Considerações Finais: **A reprodução assistida tem particularidades que demandam da equipe uma assistência coesa e afinada, sendo assim, o enfermeiro atua como elo entre o casal e a equipe médica e se estabelece como sujeito fundamental da equipe multiprofissional atuante.


Referências:
¹Remoaldo, P. C. A.; Machado, H. C. F. A infertilidade no Concelho de Guimarães: contributos para o bem-estar familiar. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/5195. Acesso em: 21/09/2018 às 21:06h. ²Cambiaghi, Arnaldo Schiazzi. Manual prático de reprodução assistida para a enfermagem: os cuidados na pesquisa e tratamento de infertilidade: direto ao assunto. São Paulo. LaVidapress Editora, 2016.