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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3627714


3627714

GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ENTREVISTA FAMILIAR PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS

Autores:
Daniela de Farias Rüdiger|danirudiger@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal de Santa Catarina ; Neide da Silva Knihs|neide.knihs@ufsc.br|enfermeira|professora Doutora|professora Adjunta do Departamento de Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Saulo Fábio Ramos|saulinhoenf@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|enfermeiro|universidade Federal de Santa Catarina ; Aline Lima Pestana Magalhães|aline.pestana84@gmail.com|enfermeira|professora Doutora|professora Adjunta do Departamento de Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Laura Brehmer||enfermeira|professora Doutora|professora Adjunta do Departamento de Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Sibele Schuantes|sibele.schuantes@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **Na graduação o aluno defronta-se com muitas novidades. Tal experiência, embora enriquecedora, sendo vivida com estresse auxiliará  no desenvolvimento de alguma desordem psicológica, além de poder causar evasão acadêmica. Por isso, atividades que facilitem o enfrentamento dessas adversidades são relevantes, sobretudo para preservar a saúde mental no decorrer do curso.1 **OBJETIVO:** Relatar a experiência de encontro dialógico para enfrentamento e adaptação à vida universitária de alunos ingressantes. **METODOLOGIA:** Estudo descritivo, do tipo relato de experiência dos encontros realizados com os alunos ingressantes do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET)- Enfermagem. **RESULTADOS: **Realizado um encontro, que agrupou 25 alunos ingressantes, doze petianos e a tutora. Por meio de dinâmica que facilitou compartilhamento de experiências, os alunos discutiram situações cotidianas que têm sido motivos de dificuldades. Relataram que os principais enfrentamentos são: mudança de rotina, carga horária excessiva, desempenho acadêmico satisfatório, cobrança de uma postura profissional desde muito cedo e a distância dos familiares. Sabe-se que essas vivências, não adequadamente enfrentadas,  causam um desequilíbrio emocional, bem como ser causa de evasão acadêmica. Esse encontro foi permeado, também, por diálogos que buscaram o fortalecimento individual e coletivo, ao debaterem estratégias que podem colaborar com o enfrentamento do vivido, como também apontamentos de situações em que a busca por ajuda profissional é necessária, indicando o suporte que a instituição possui para esses fins.**CONCLUSÃO: **As atividades realizadas pelo PET buscou fortalecer o vínculo entre os graduandos, promovendo um momento de descontração e trocas de experiências. É muito importante que dentro da graduação tenha espaços para promover ações que visem a saúde mental dos futuros profissionais. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: **Acrescentar inovações para a formação em enfermagem, na medida que volta-se ao cuidado e acolhimento com foco na sua saúde mental e no combate a evasão acadêmica.


Referências:
1- Silveira C, Norton A, Brandão I, Roma-Torres A. Saúde mental em estudantes universitários, Acta Med Port. 2011; 24(S2): 247-256