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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3619784


3619784

RELATO DE EXPERIÊNCIA: HIGIENIZAÇÃO BUCAL EM PACIENTES SOB VENTILAÇÃO MECÂNICA

Autores:
Maria Karolina de Souza Rodrigues|k-arolrodrigues@hotmail.com|enfermeira|residente Em Infectologia|residente|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Uncisal ; Cyndi Myrelle da Silva Barros|cyndimyrelle94@gmail.com|enfermeira|residente Em Infectologia|residente|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Uncisal ; Caroline Barão de Araujo|cacabarao@hotmail.com|enfermeira|residente Em Infectologia|residente|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Uncisal ; Raniella Ramos de Lima|raniellaramos_live@hotmail.com|enfermeira|residente Em Infectologia|residente|universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas Uncisal

Resumo:
**Introdução: **a adoção de referenciais teóricos em investigações científicas sobre educação em enfermagem e saúde é fundamental para compreender com maior propriedade as características do processo formativo, bem como, para sustentar as análises realizadas pelos(as) autores(as) a partir do tratamento dos dados. Desde 1992, o Laboratório de Pesquisa e Tecnologia em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolve pesquisas na área da educação em enfermagem e saúde, utilizando concepções teórico-filosóficas de autores reconhecidamente importantes para a educação e enfermagem. **Objetivo: **descrever os referenciais teóricos que tem fundamentado as teses e dissertações elaboradas no grupo EDEN/UFSC. **Método: **pesquisa qualitativa, com delineamento descritivo e exploratório, realizada a partir de análise documental das teses e dissertações produzidas pelo EDEN/UFSC no período de 1992 a 2017. **Resultados:** identificaram-se 106 documentos (43 teses e 63 dissertações). As teses e dissertações demonstraram aderência a 38 referenciais teóricos, com maior frequência de utilização dos princípios da Pedagogia Crítico-Reflexiva (52,57%/n=51), de Paulo Freire, Teoria do Conhecimento Base para o Ensino (9,27%/n=9), de Lee Shulman, e Teoria da Ação Comunicativa (4,12%/n=4), de Jürgen Habermas. **Conclusão: **os referencias utilizados pelo EDEN/UFSC estão vinculados à uma perspectiva teórica que compreende o processo educativo como prática de liberdade e de transformação dos indivíduos. Os autores de referência estimulam o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem de maneira dialógica, horizontal e com respeito ao conhecimento e às experiências individuais. **Implicações para a Enfermagem:** os referenciais teóricos apresentados podem ser utilizados por outros pesquisadores e grupos de pesquisa que desejam investigar a temática da educação em enfermagem e saúde.


Referências:
não se aplica.