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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3614809


3614809

Papel da enfermagem na prevenção de incidentes no preparo de medicamentos mediado pelo exercício 6S

Autores:
Igor Terra|igorterraenf@gmail.com|estudante|graduando|bolsista de Iniciação Científica|universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs ; Bárbara Motta Castilho|bcastilho@hcpa.edu.br|estudante|graduanda|bolsista de Iniciação Científica|universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs ; Ana Maria Muller Magalhães|amagalhaes@hcpa.edu.br|enfermeira|mestre. Doutora|professora|universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs ; Simone Silveira Pasin|spasin@hcpa.edu.br|enfermeira|mestre|consultoria|hospital de Clínicas de Porto Alegre ; Wiliam Wegner|wegnerwiliam@gmail.com|enfermeiro|mestre. Doutor.|professor|universidade Federal do Rio Grande do Sul - Ufrgs

Resumo:
**Introdução: **A educação, enquanto grande área do conhecimento, assume diversas perspectivas que se entremeiam às práticas socioeconômicas, culturais, políticas e culturais de determinada sociedade, considerando-se a sua inscrição histórica. A educação em enfermagem, no mesmo sentido, acompanha este fluxo ao ser influenciada pelas práticas educativas vigentes, apresentadas de diversos modos nos cenários de atenção à saúde e/ou na formação de profissionais de saúde. Significa dizer que não há um modo de conceber a educação em enfermagem, mas modos de ensinar-aprender que estão filiados a diversas correntes educativas. **Objetivos: **averiguar como as formas de ensinar-aprender se apresentam na educação de pós-graduação em enfermagem. **Metodologia: **revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados PubMed, SciELO e CINAHL, com termos do DeCS e MeSH, de artigos completos, publicados em português, inglês e espanhol, no período de 2013 a 2017. **Resultados:** As formas de ensinar-aprender contempladas/observadas foram categorizadas em quatro linhas de sentido (1- Aprendizagem no e pelo trabalho; 2- Estratégias educativas; 3- Educação para o compromisso social e político e, por fim, 4- Necessidade de novas formas de aprendizagem. **Conclusões: **A educação no âmbito da pós-graduação em enfermagem tem longo caminho percorrer, permanecendo em curso para uma transição efetiva, orientada para modos de ensinar-aprender, vinculados a uma postura pedagógica crítica. Necessita colocar-se em questão sobre os modos de ensinar-aprender sobre as práticas de ensino (experiências para pós-graduandos em formação como estudantes) e temáticas de formação de futuros docentes e pesquisadores. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **A construção da revisão proporcionou uma confluência de ideias e, um possível retrato de como as formas de ensinar-aprender estão sendo tratadas na pós-graduação de enfermagem. Este panorama de leituras, buscas e categorizações mostrou que a educação no âmbito da pós-graduação em enfermagem tem longo caminho percorrer, permanecendo em curso para uma transição efetiva, considerando o objeto tratado ao longo do texto que são os modos de ensinar-aprender. Ora com experiências exitosas em locais pontuais, ora com o (in)finito debate entre a resistência de formas tradicionais, a educação de pós-graduação necessitar se colocar em questão sobre os modos de ensinar-aprender tanto no quesito de práticas de ensino. **Descritores:** Aprendizagem por associação. Aprendizagem baseada em problemas. Educação em Saúde.


Referências:
Lima MM, Reibnitz KS, Kloh D, Silva KL, Ferraz F. Relação pedagógica no ensino prático- reflexivo: elementos característicos do ensino da integralidade na formação do enfermeiro. Texto contexto enferm. [Internet] 2018; 27(2). [acesso em 25 jun 2018]. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/0104-070720180001810016.Acesso em 08 jul. 2018. Prado ML, Reibnitz KS. Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender na saúde. Florianópolis: NFR/UFSC, 2016. 195 p. Alves, MNT; Marx, M; Bezerra, MMM.; Landim, JMM. Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde. Id onLine Rev Multidisciplinar e de Psicologia, Janeiro de 2017, vol.10, n.33, Supl 2. p. 112-125. ISSN: 1981-1179. Padilha MICS, Borenstein M, Santos I. Enfermagem: História de uma profissão. 2. ed. São Paulo: Difusão, 2015. Mendes, KS; Silveira, RCCP; Galvão, CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dec. 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072008000400018.Acesso em 08 jul. 2018.