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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3590284


3590284

TRANSPORTE SEGURO DO PACIENTE CRÍTICO INTRA HOSPITALAR

Autores:
Vivian Caroline da Silva Rodrigues|viviancsrodrigues@hotmail.com|enfermagem|academico|estudante|unesa ; Beatriz Roberta Bessegato da Silva|biia.bessegato@gmail.com|enfermagem|graduação|estudantes|unesa ; Ana Paula Dias Azevedo|anapaula.dias.azevedo@live.com|enfermagem|graduação|enfermagem|unesa ; Rafaela Niete Pereira de Assis||enfermagem|graduação|estudante|unesa ; Alon Rocha da Silva||enfermagem|orientador|professor|unesa

Resumo:
Introdução: O serviço de Educação Continuada do Hospital Geral de Bonsucesso (HGB) passou por um período importante de ascensão, no qual houve um aumento da qualificação profissional das enfermeiras, que, por conseguinte, ocuparam espaços importantes ligados à tomada de decisão na instituição¹. Objetivo: discutir a participação da Educação Continuada em Enfermagem na ampliação dos espaços ocupados pela equipe de enfermagem do referido hospital nos anos 2000. Metodologia: estudo de cunho histórico- social, tendo como fontes primárias: documentos escritos pertencentes ao serviço de Educação Continuada em Enfermagem, ao Centro de Estudos do HGB e ao acervo de colaboradores. Fontes secundárias: bibliografias pertinentes à temática em estudo. Resultados: Os achados foram analisados à luz do pensamento de Foucault evidenciando que o serviço de educação continuada funcionou como um dispositivo utilizado pela direção de enfermagem e pelas enfermeiras responsáveis com a finalidade de ocupação de espaços em serviços consolidados no HGB², como a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), o que trouxe aumento de poder para a direção. Destaca-se também neste mesmo período serviços da instituição recebendo nomes de enfermeiras atuantes, como o Centro de Lesão de Pele, Central de Material, dentre outros. Conclusão: A contribuição do serviço de educação continuada para o crescimento da enfermagem e à ocupação de espaços foi fundamental, pois além de se constatar a ascensão do serviço, destaca-se o reconhecimento das enfermeiras que se destacaram no HGB, sendo homenageadas com seus nomes em serviços na instituição. Contribuições: O estudo demonstra a expansão do papel do enfermeiro nesta área de educação e nesta instituição, demonstrando seu saber, poder e autonomia, oferecendo subsídios para mudanças nas práticas profissionais da enfermagem.


Referências:
1. Silva Camila Pureza Guimarães da. Educação Continuada em Enfermagem do Hospital Geral de Bonsucesso: Espaço de Consolidação do Saber e Poder da Rio de Janeiro: UFRJ/EEAN. 2016. 213 f. 2. Foucault Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Paz e Terra S/A. 2012.