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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3558988


3558988

GERENCIANDO O CUIDADO DIANTE DAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ENVOLVENDO MEDICAMENTOS DE ALTA-VIGILÂNCIA

Autores:
Ana Laura Biral Cortes|analaurabiral@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|professor Substituto Uff/anhanguera|universidade Federal Fluminense ; Zenith Rosa Silvino|zenithrosa@terra.com.br|enfermeira|doutora|professora Uff|universidade Federal Fluminense ; Andreia Pereira Escudeiro|aescudeiro@id.uff.br|médica|doutoranda|professora Uff|universidade Federal Fluminense ; Sophia de Paula Sader||estudante de Enfermagem|acadêmica|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal Fluminense

Resumo:
INTRODUÇÃO: A experiência vivenciada por um grupo de acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Amapá, durante estágio supervisionado em Unidade Básica de Saúde localizado no campus desta IFES é relatada, considerando a prática de educação em saúde como uma estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde e vislumbra a mudança de comportamento do indivíduo no cotidiano. Assim, o enfermeiro tem a responsabilidade de desenvolver ações educativas de promoção da saúde e prevenção de agravos. Para tanto, o uso de metodologias participativas, dinâmicas e envolventes, facilitam o acesso ao conhecimento de maneira simplificada e objetiva. Adotou-se a estratégia “chuva de ideias”. Um método que se utiliza de palavras que trazem a ideia imediata no indivíduo a respeito de determinado tema¹. OBJETIVO: Promover ações educativas com usuários da UBS, a fim de orientar e esclarecer acerca do HIV. METODOLOGIA: Os encontros ocorreram por meio de rodas de conversas na sala de recepção da UBS no 1° semestre de 2018. Inicialmente introduziu-se perguntas aos participantes sobre o HIV, investigando seus conhecimentos prévios e estimulando troca de ideias entre os participantes e acadêmicos. RESULTADOS: Por ser uma temática estigmatizada, os participantes apresentaram dificuldades de diálogo, mas por meio da técnica educativa a conversa aos poucos foi se desenvolvendo. Ressalta-se que o diálogo entre os participantes, e acadêmicos permitiu o esclarecimento das dúvidas, contribuindo para o repasse de informações sobre medidas preventivas, bem como para desconstrução do preconceito acerca da infecção pelo vírus, da doença, e tratamento. CONCLUSÃO:  A prática da educação em saúde deve estar presente diariamente na rotina das UBS, tendo em vista o vasto conhecimento que pode ser transmitido por meio das metodologias participativas. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Fornecer alternativas educativas aos enfermeiros que contribuam para o processo educacional dos usuários dos serviços de saúde. DESCRITORES:  educação em saúde, enfermagem, metodologias educativas.


Referências:
1.BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de gestão estratégica e participativa.. Caderno de educação popular em saúde. Brasilia, DF: Ministério da Saúde, 2014