3558988 | GERENCIANDO O CUIDADO DIANTE DAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ENVOLVENDO MEDICAMENTOS DE ALTA-VIGILÂNCIA | Autores: Ana Laura Biral Cortes|analaurabiral@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|professor Substituto Uff/anhanguera|universidade Federal Fluminense ; Zenith Rosa Silvino|zenithrosa@terra.com.br|enfermeira|doutora|professora Uff|universidade Federal Fluminense ; Andreia Pereira Escudeiro|aescudeiro@id.uff.br|médica|doutoranda|professora Uff|universidade Federal Fluminense ; Sophia de Paula Sader||estudante de Enfermagem|acadêmica|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal Fluminense |
Resumo: INTRODUÇÃO: A experiência vivenciada por um grupo de acadêmicos de enfermagem
da Universidade Federal do Amapá, durante estágio supervisionado em Unidade
Básica de Saúde localizado no campus desta IFES é relatada, considerando a
prática de educação em saúde como uma estratégia preconizada pelo Ministério
da Saúde e vislumbra a mudança de comportamento do indivíduo no cotidiano.
Assim, o enfermeiro tem a responsabilidade de desenvolver ações educativas de
promoção da saúde e prevenção de agravos. Para tanto, o uso de metodologias
participativas, dinâmicas e envolventes, facilitam o acesso ao conhecimento de
maneira simplificada e objetiva. Adotou-se a estratégia “chuva de ideias”. Um
método que se utiliza de palavras que trazem a ideia imediata no indivíduo a
respeito de determinado tema¹. OBJETIVO: Promover ações educativas com
usuários da UBS, a fim de orientar e esclarecer acerca do HIV. METODOLOGIA: Os
encontros ocorreram por meio de rodas de conversas na sala de recepção da UBS
no 1° semestre de 2018. Inicialmente introduziu-se perguntas aos participantes
sobre o HIV, investigando seus conhecimentos prévios e estimulando troca de
ideias entre os participantes e acadêmicos. RESULTADOS: Por ser uma temática
estigmatizada, os participantes apresentaram dificuldades de diálogo, mas por
meio da técnica educativa a conversa aos poucos foi se desenvolvendo.
Ressalta-se que o diálogo entre os participantes, e acadêmicos permitiu o
esclarecimento das dúvidas, contribuindo para o repasse de informações sobre
medidas preventivas, bem como para desconstrução do preconceito acerca da
infecção pelo vírus, da doença, e tratamento. CONCLUSÃO: A prática da
educação em saúde deve estar presente diariamente na rotina das UBS, tendo em
vista o vasto conhecimento que pode ser transmitido por meio das metodologias
participativas. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: Fornecer alternativas
educativas aos enfermeiros que contribuam para o processo educacional dos
usuários dos serviços de saúde. DESCRITORES: educação em saúde, enfermagem,
metodologias educativas.
Referências: 1.BRASIL. Ministério da saúde. Secretaria de gestão estratégica e participativa.. Caderno de educação popular em saúde. Brasilia, DF: Ministério da Saúde, 2014 |