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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3543435


3543435

OBSERVAÇÃO DAS DIFICULDADES E DESAFIOS NA ASSISTÊNCIA AO CUIDADO EM UM CAPS AD DO MUNICIPIO DE BELÉM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Thais Divina Trindade da Rocha|thaisrochad13@gmail.com|enfermeira|estudante|estudante de Enfermagem|fibra ; Fenix Mendes Aguiar||enfermeiro|estudante|estudante de Enfermagem|fibra ; Isabela Renata Silva de Carvalho||enfermeira|estudante|estudante de Enfermagem|fibra ; Jeyse Cordovil Pacheco de Souza||enfermeira|estudante|estudante de Enfermagem|fibra ; Sulyvane Syanne Gomes da Silva||enfermeira|estudante|estudante de Enfermagem|fibra

Resumo:
**Título: Simulação na saúde: análise dos grupos de pesquisa** **Resumo** Introdução: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq é um órgão governamental com a função de fomentar a pesquisa científica e tecnológica, além de incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. O uso da simulação é visivelmente efetivo como uma modalidade educacional em diversas áreas da saúde e na enfermagem(1). Como tendências futuras em pesquisas na área de simulação, seguem o eixo norteador da segurança do paciente como principal requisito para sua realização, acompanhado da prática baseada em melhores evidências, que direcionarão a aprendizagem no ensino de simulação evidenciando sua eficácia através de teorias educacionais(2). Nesse contexto, as pesquisas envolvendo simulação como método de ensino vem ganhando destaque e subsequentemente a formação de Grupos de Pesquisa. Objetivo: O objetivo deste estudo foi verificar as características dos grupos de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico que trabalham com a simulação na área da saúde e na enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo documental, exploratório-descritivo, de natureza quantitativa realizada por meio do acesso de todos os grupos de pesquisa do Brasil cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do site institucional. Resultados: A coleta de dados ocorreu em julho de 2017, os dados foram armazenados em planilha da Microsoft Excel® e a análise resultou na identificação de 37 grupos de pesquisa. Conclusão: O estudo apresentado contemplou a análise dos grupos de pesquisas sobre simulação, como contribuições trouxeram aspectos voltados para questões da segurança do paciente e como tendências futuras de estudos voltados para questões da prática baseada em evidência, comunicação, liderança, atenção primária à saúde e doenças crônicas. Implicações para a Enfermagem: Os principais temas estudados pelos grupos de pesquisa não estão direcionados somente para habilidades clínicas em pacientes complexos, mas questões voltadas à prática baseada em evidências, comunicação, liderança, atenção primária à saúde e doenças crônicas.


Referências:
1. Mazzo A, Martins JCA, Baptista RCN, Godoy S, Coutinho VRD, Seixas CA, Mendes IAC, Franzon JC. A Simulação e a Videoconferência no Ensino de Enfermagem. Rev Grad USP. 2017; 2(2):55-63. 2. Walsh K. The future of simulation in medical education. J Biomed Res. 2015 May; 29(3): 259–260.