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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3536774


3536774

AMBIENTE DE TRABALHO E O CONSUMO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Autores:
Fernanda Prado Marinho|fernanda-marinho-93@hotmail.com|estudante|graduando de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Milena Passarelli Cortez|milenapcortez@hotmail.com|estudante|graduando de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Wendell Henrique Candido Bueno|wendellobueno@gmail.com|estudante|graduando de Enfermagem|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Maria José Quina Galdino|mariagaldino@uenp.edu.br|professor|mestre|docente|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Alessandro Rolim Scholze|scholze@ueno.edu.br|professor|mestre|docente|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Emiliana Cristina Melo|ecmelo@uenp.edu.br|professor|doutora|docente|universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo:
**Introdução:** A monitoria é uma atividade de apoio pedagógico_, _que proporciona ao monitor o desenvolvimento de habilidades no ensino e oferece ao aluno um ensino continuado.¹ **Objetivos**: Analisar como a execução da monitoria pode contribuir para a formação acadêmica dos discentes de Enfermagem e pontuar eixos positivos e negativos da atividade na instituição em que a pesquisa foi realizada. **Metodologia:** Estudo descritivo, realizado em Setembro de 2018, com coleta de dados por meio de questionário online, com monitores do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz. **Resultados:** Verificou-se que a monitoria contribui de diversas maneiras, despertando nos monitores o interesse pela docência, garantindo experiências no processo ensino-aprendizagem, facilita a troca de saberes e experiências entre alunos, aprimora a habilidade de falar em público, auxilia nas relações interpessoais, além de garantir benefícios curriculares. Grande parte dos monitores também relatam terem adquirido um grande conhecimento durante o período de execução da monitoria, que os acadêmicos demostram bastante interesse pelas atividades realizadas e apontam dentre os principais eixos negativos da monitoria a deficiência estrutural dos laboratórios, a falta de incentivo e a não remuneração por parte da instituição. **Conclusões:** Entende-se, portanto, que a monitoria tem importância notória para a formação acadêmica dos discentes monitores, que ao somarem seus conhecimentos, adquirem aprendizagem e experiências. **Contribuições para a Enfermagem:** Portanto, a prática da monitoria é fundamental para a formação profissional dos acadêmicos como futuros enfermeiros, sobretudo no tocante ao aprimoramento das relações interpessoais e no enriquecimento do conhecimento teórico e prático.  Dessa forma, deve haver o incentivo a prática das atividades de monitoria no contexto da Universidade, visto que a mesma vem a somar, tanto aos professores, monitores, como também aos discentes.²


Referências:
¹SCHNEIDER, M.S.P.S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p.65, 2006. ²OLIVEIRA, Aflaudizio Antunes de; FILHO, Antonio Fernandes Maia; SIQUEIRA, Liédje Bettizaide Oliveira de. Monitoria do de: os primeiros passos na vida acadêmica.