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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3502641


3502641

CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS ACERCA DAS BOAS PRÁTICAS DURANTE O PARTO E NASCIMENTO

Autores:
Gabrielle Pessôa da Silva|pessoa.gabrielle@hotmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós Graduação Em Enfermagem da Ufpe|mestranda do Programa de Pós Graduação Em Enfermagem da Ufpe|universidade Federal de Pernambuco (ufpe) ; Júlia de Lima Cabral|julia.cabral92@gmail.com|discente do Curso de Enfermagem da Ufpe|discente do Curso de Enfermagem da Ufpe|discente do Curso de Enfermagem da Ufpe|universidade Federal de Pernambuco (ufpe) ; Mayara Crystina Rodrigues Gomes|mayaragomes.enf@gmail.com|discente do Curso de Enfermagem da Ufpe|discente do Curso de Enfermagem da Ufpe|discente do Curso de Enfermagem da Ufpe|universidade Federal de Pernambuco (ufpe) ; José Cristovam Martins Vieira|cristovam2010@gmail.com|enfermeiro|mestrado Em Assistência de Enfermagem Pela Universidade Federal de Santa Catarina|profº do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco|universidade Federal de Pernambuco ; Priscila Santos Alves de Melo|priscilastalves@gmail.com|enfermeira|mestre Pelo Programa de Pós Graduação Em Enfermagem da Ufpe|mestre Pelo Programa de Pós Graduação Em Enfermagem da Ufpe|universidade Federal de Pernambuco (ufpe)

Resumo:
**Introdução:** O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) é um método avaliativo padronizado e estruturado que possui a capacidade de melhorar a validade e a confiabilidade das avaliações por diminuir a subjetividade e foi o método de avaliação prática escolhido no Estágio Supervisionado de um Curso de Enfermagem. **Objetivo:** Relatar o processo de realização de uma prova prática no modelo OSCE no Estágio Supervisionado de Enfermagem. **Metodologia:** Relato de caso, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa sobre a realização do OSCE no Estágio Supervisionado I, primeiro semestre de 2018, realizado durante três dias, em três Unidades, de em uma Universidade privada do Estado do Rio de Janeiro. **Resultados: **Foram avaliados 141 alunos em duas estações para cada dia cujos temas foram: Coleta de colpocitológico, Consulta de enfermagem, Administração de medicamentos, Crescimento e desenvolvimento infantil, Cateterismo enteral e Rede de frios.  Cada aluno teve 10 minutos para realizar cada estação e foi avaliado por um professor de posse de um _check-list_ que continha as etapas avaliadas de acordo com as tarefas solicitadas. Não havia o contato entre os alunos que realizavam a prova e os que ficavam aguardando. **Conclusões:** A inserção de metodologias ativas nas dinâmicas de avaliação da aprendizagem com metodologias próprias são fundamentais. **Contribuições para a Enfermagem**: Há evidências que o OSCE é uma boa alternativa na perspectiva da formação em vistas à segurança do paciente.


Referências:
1- Bornais, Judy AK, et al. "Evaluating undergraduate nursing students´ learning using standardized patients." Journal of Professional Nursing 28.5 (2012): 291-296. 2- Paranhos, Vania Daniele, and Maria Manuela Rino Mendes. "Currículo por competência e metodologia ativa: percepção de estudantes de enfermagem." Revista Latino-Americana de Enfermagem 18.1 (2010).