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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3501940


3501940

Manejo clínico de úlcera diabética

Autores:
Alessandra Rodrigues Martins|aleeh_martins@hotmail.com|enfermeira|residente|programa de Residência Multiprofissional Em Saúde do Idoso|hospital Universitário Regional dos Campos Gerais ; Clóris Regina Blanski Grden|reginablanski@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora Adjunta do Densp|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Luciane Patrícia Andreani Cabral|luciane.pacabral@gmail.com|enfermeira|mestre|professora Colaboradora do Densp|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Everson Augusto Krum|everson.krum@uol.com.br|farmacêutico|doutor|professor Adjunto do Densp|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Danielle Bordin|daniellebordin@hotmail.com|dentista|doutora|professora Colaboradora do Densp|universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo:
**Introdução: **Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são pontos de atenção da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituídos por equipes multiprofissionais que tem como foco atender pessoas com transtornos mentais¹. O estágio no CAPS corrobora a ideia de uma abordagem integral pelos profissionais de saúde, sendo necessária a integração entre cursos na academia. **Objetivo**: Relatar a experiência acadêmica referente à integração dos cursos de Enfermagem e Educação Física. **Metodologia**: Relato de experiência acerca da oficina de jogos realizada com os pacientes do CAPS II pelos acadêmicos de Enfermagem e Educação Física. **Resultados: **A oficina obteve eficácia na integração entre os cursos e os pacientes, onde os usuários se mostraram acolhidos e satisfeitos. Também se obteve relatos em relação à distraibilidade da situação problema, sentimentos de pertencimento durante a atividade “ganhou o jogo e sentiu orgulho da vitória” e elevação da autoestima “conseguiu até sorrir”. **Conclusão: **A integração acadêmica nos campos de estágio é efetiva para estabelecer uma relação multiprofissional. **Considerações/implicações para a enfermagem:** Ressalta-se a importância da integração dos acadêmicos de diferentes cursos para que o trabalho multiprofissional ocorra de maneira adequada no futuro e seja possível estabelecer uma relação entre as profissionais.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Centro de Atenção Psicossocial. Brasília, 2018. Disponível em: Acesso em: 04 ago 2018