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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3501000


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A angústia vivenciada pelo familiar do paciente psiquiátrico

Autores:
Larissa Freitas Pardal|larissapardal@hotmail.com|enfermagem|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal do Rio de Janeiro ; Filipe dos Santos Veloso Silva|filipeveloso58@gmail.com|enfermagem|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal do Rio de Janeiro ; Raiane Fernandes Gomes|raiane.fgomes@gmail.com|enfermagem|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
**APLICAÇÃO DO CARDÁPIO DE PRÁTICAS PROMOTORAS DE SAÚDE MENTAL NO E****NSINO TEÓRICO PRÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.  ** _Simone Costa da Matta Xavier_1 Bianca Abreu Giestal Filguieras2 Viviane Lins Araújo de Almeida3 Elaine Antunes Cortez4 **Introdução:** O “cardápio” de promoção da saúde mental foi criado como projeto de monitoria da disciplina de Promoção a Saúde Mental para promover interação entre acadêmicos de enfermagem e pacientes internados no Hospital Universitário Antônio Pedro. O cardápio é dividido em oito áreas: jogos, leitura, arte com as mãos, beleza, seção infantil, brinquedos, musicoterapia. O lúdico permite modificações no ambiente hospitalar, ajudando a melhorar receptividade do tratamento e promovendo comunicação entre pacientes, equipe de saúde e familiares¹. **Objetivos:** Descrever as contribuições do cardápio e analisar sua utilização como estratégia educativa no ensino teórico-prático de saúde mental. **Metodologia:** Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no hospital federal universitário de Niterói, localizado no município de Niterói/RJ.** Resultados:** Nem todos os alunos optaram por levar somente o “cardápio” para os pacientes, muitos levaram seus itens como forma de facilitar a abordagem ao paciente. Dessa forma é possível perceber o cardápio como facilitador na comunicação e ajudando na interação paciente-aluno.  **Conclusão: **Demonstrou importância para o campo educacional em saúde e aprimoramento do ensino-aprendizagem, além de ser facilitador na aproximação, comunicação e estabelecimento de vínculo para o cuidado em saúde mental.** Implicações para Enfermagem:** Percebe-se que a utilização de formas lúdicas como a aplicação do cardápio, em conjunto com seus materiais disponibilizados, contribui para o ensino em enfermagem e torna o ambiente hospitalar acolhedor e promotor de saúde mental. **DESC: **Saúde Mental; Alunos de Enfermagem; Práticas de ensino. **Referências Bibliográficas: ** 1. Cristina, A.; DA, M.; Aparecida, M. As contribuições da arte lúdica do restabelecimento da saúde humana. n. 1985, p. 469–480, 2012 2. Lira, A.; et al. O lúdico no enfrentamento da hospitalização: percepção da família. v. 11, n. 2, p. 116-130, 2013.


Referências:
1 Cristina, A.; DA, M.; Aparecida, M. As contribuições da arte lúdica do restabelecimento da saúde humana. n. 1985, p. 469–480, 2012 2 Lira, A.; et al. O lúdico no enfrentamento da hospitalização: percepção da família. v. 11, n. 2, p. 116-130, 2013.