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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3496571


3496571

UTILIZAÇÃO DE JOGO LÚDICO PARA ABORDAGEM DA TEMÁTICA CÂNCER DE MAMA EM UMA EMPRESA NACIONAL DE TECNOLOGIA E INFORMAÇÃO.

Autores:
Meiriane Lopes Ximenes|meirianex@gmail.com|estudante de Graduação|acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (ufc). Bolsista da Liga Acadêmica de Oncologia (laon). Bolsista do Programa de Iniciação À Docência. E-mail: Meirianex@gmai ; Letícia Machado de Sousa|leticiamachadosousa36@gmail.com|estudante de Graduação|acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (ufc). Integrante da Liga Acadêmica de Oncologia|graduanda|universidade Federal do Ceará (ufc) ; Luan Monteiro Macedo|luan.monteiro95@gmail.com|estudante de Graduação|acadêmico do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (ufc). Integrante da Liga Acadêmica de Oncologia|graduando|universidade Federal do Ceará (ufc) ; Mayara Maria Silva da Cruz Alencar|mayaraalencar76@gmail.com|estudante de Graduação|acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (ufc). Integrante da Liga Acadêmica de Oncologia|graduanda|universidade Federal do Ceará (ufc) ; Samantha Matos Borges|samantha_borges3@hotmail.com|estudante de Graduação|acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (ufc). Integrante da Liga Acadêmica de Oncologia|graduanda|universidade Federal do Ceará (ufc)

Resumo:
Introdução: O processo de cuidar demanda as habilidades relacionadas ao exercício do raciocínio clínico interdisciplinar e da ética e bioética, cujo ensino e aprendizagem vêm alcançando sucesso com a aplicação de metodologias ativas (Carvalho et al, 2017). Objetivo: descrever sobre a aplicação de metodologias ativas na disciplina Tópicos I, cuja proposta é fazer uma revisão integral dos conteúdos desenvolvidos durante a graduação, com foco na preparação para concursos e para a prática clínico-cirúrgica, oferecida para a Enfermagem e Fisioterapia. Métodos: relato de experiência. A disciplina contou com 12 alunos, sendo três da fisioterapia. Resultados: Na aula inicial, a professora aplicou o FOFA para elencar pontos Fortes, Oportunidades, pontos Fracos e Ameaças com relação ao conteúdo apreendido pelos alunos (Spagnol et al, 2016). Os alunos listaram conteúdos a serem aprimorados e, tendo como base também os temas mais frequentes dos concursos e ENADE, definiu-se em conjunto o cronograma da disciplina. Cada aula iniciava-se com uma breve explicação sobre o tema pela professora; seguida da resolução de questões de concurso em pequenos grupos; correção comentada pela professora, com foco em dúvidas e no processo de cuidar da enfermagem junto à fisioterapia. Na sequência, os grupos discutiam o caso clínico em sala para apresentar o processo de enfermagem e as prescrições de fisioterapia na aula seguinte. Conclusões: Essa estratégia de ensino possibilitou ao aluno desenvolver o raciocínio clínico em sala, conferindo-lhe um intervalo de uma semana para aprofundamento sobre cada tema. Ao longo das aulas, criou-se diálogo para feedbacks e melhorias imediatas, tanto da professora quanto dos alunos, exercendo-se a ética no ensino. Contribuições para a Enfermagem: essa estratégia possibilitou a apropriação e responsabilização dos alunos pelo seu aprendizado, o qual atendeu à proposta da disciplina, assim como, especialmente, promoveu o desenvolvimento interdisciplinar do raciocínio clínico e do processo de cuidar, pautados na ética e bioética.


Referências:
1) Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70(3):662-8. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0509. 2) Spagnol GS, Valler L, Avelar WM. Improvement initiative in stroke care. Arq. Neuro-Psiquiatr. [Internet]. 2015 Nov [cited 2018 Sep 09] ; 73( 11 ): 978-978. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-282X2015001100978&lng=en. Epub Oct 06, 2015. http://dx.doi.org/10.1590/0004-282X20150144.