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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3456428


3456428

Padronização da evolução de enfermagem em uma maternidade

Autores:
Marli Aparecida Rocha de Souza|marlirochasouza2@gmail.com|enfermeiro|mestre|docente|centro Universitário Dom Bosco ; Camila Laís Faria Hoffmann dos Santos|camila.lhoffmann@gmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|universidade Federal do Paraná ; Aida Maris Peres|aidamaris.peres@gmail.com|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal do Paraná ; Luciana Schedler Gonçalves|lualevale@gmail.com|enfermeiro|doutora|docente|universidade Federal do Paraná

Resumo:
**Introdução**: A deficiência auditiva é a diminuição total ou parcial da capacidade de perceber sons na sua normalidade, sendo assim o surdo é o indivíduo que tem a funcionalidade de sua audição prejudicada. Embora seja um direito da pessoa surda ter acesso a serviço de saúde de qualidade muitas vezes não há profissionais capacitados para um atendimento de excelência a eles¹. **Objetivo:** Relatar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no atendimento a pessoa surda nos serviços de saúde. **Metodologia**: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem da Universidade da Amazônia, realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento do Município de Belém-PA, no decorrer das aulas práticas da disciplina de Urgência e Emergência, no qual foi observado as dificuldades enfrentadas no atendimento a pessoa surda. **Resultados**: Notou-se que as barreiras enfrentadas pelos profissionais ocorrem logo na recepção dos serviços, a falta de adaptações aos usuários surdos ocasiona dificuldades ao longo do atendimento, sendo a comunicação uma das maiores barreiras enfrentadas, deste modo temos uma coleta de dados ineficiente e dificuldades de interpretar a queixa, demora no diagnóstico do problema e consequentemente o retardo no processo de reabilitação. **Conclusão**: Percebe-se no serviço de saúde a dificuldade dos profissionais no atendimento a pessoa surda. **Implicações de enfermagem**: Espera-se que os profissionais da saúde e gestores reflitam acerca da temática, fazendo as capacitações necessárias para o atendimento desse grupo, melhorando a sua assistência como fator de inclusão social e promoção a saúde.Descritores:Pessoas com Deficiência Auditiva; Serviços de Saúde. Referências ¹ Silva PS, Basso NAS, Fernandes, SRCM. A enfermagem e a utilização da língua brasileira de sinais no atendimento ao deficiente auditivo. Rev UNINGÁ Review. Jan-Mar2014, Vol. 17, n.1, p5-12. Disponível em: .


Referências:
Silva PS, Basso NAS, Fernandes, SRCM. A enfermagem e a utilização da língua brasileira de sinais no atendimento ao deficiente auditivo. Rev UNINGÁ Review. Jan-Mar2014, Vol. 17, n.1, p5-12. Disponível em: .