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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3447337


3447337

SEGURANÇA DO PACIENTE EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO

Autores:
Sabrina Aparecida Likes|sabrinalikes@hotmail.com|enfermeira|graduação|estudante|univates ; Roberta Weschenfelder|roberta.w@universo.univates.br|estudante|graduação|estudante|univates ; Alisson de Lima Basso|lobao.basso@gmail.com|estudante|graduação|estudante|univates ; Aline de Oliveira Bueno|buenoadm@bol.com.br|estudante|graduação|estudante|univates ; Laura Roos|laura.roos@universo.univates.br|estudante|graduação|estudante|univates

Resumo:
**Introdução**: O início da vida sexual está mais precoce atualmente e as gestações indesejadas entre adolescentes têm aumentado, bem como seus  desdobramentos negativos, tais como aborto e mortalidade materno-infantil. **Objetivo**: Evidenciar os riscos da gravidez indesejada e as potencialidades existentes para a redução dos mesmos. **Método**: Revisão integrativa em materiais e periódicos das bases de dados LILACs e SCIELO, tendo como critérios de inclusão os últimos dez anos, texto completo e língua portuguesa, resultando em 13 referências utilizadas. Questão norteadora “Qual a atuação do enfermeiro no planejamento familiar de adolescentes?”  **Resultados:** A atuação do enfermeiro reflete-se em ações centradas na integralidade da assistência podendo reduzir, no contexto da gestação não planejada, o adiamento ou comprometimento de projetos educacionais e qualificação profissional futura, dependência financeira absoluta da família, reincidência de gestações e rejeição de atitudes sexualmente seguras. O estímulo da utilização de métodos de intervenção eficazes, pautado em ações educativas integrativas, propiciam uma sexualidade responsável e segura. **Conclusão: **As políticas de saúde são permeadas pela promoção sob o desafio da equidade e integralidade. **Contribuições para a enfermagem:** o enfermeiro deve ser referência no aconselhamento sobre métodos contraceptivos do público adolescente, proporcionando um ambiente acolhedor que permita a construção coletiva do conhecimento por meio da troca das informações e das experiências vivenciadas


Referências:
ARAÚJO, AKL et al. Contracepção na adolescência: conhecimento, métodos escolhidos e critérios adotados. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online, Rio de Janeiro, jul/set, 2015, 7(3): 2815-25. Disponível em: . Acesso em: jul. 2018 GURGEL, MGI et al. Desenvolvimento de habilidades: estratégia de promoção da saúde e prevenção da gravidez na adolescência. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre, dez, 2010, 31(4):640-46. Disponível em: . Acesso em: jul. 2018.