Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3436068


3436068

EVENTOS ADVERSOS EM PACIENTES COM INTERNAÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Autores:
Clarice Borges Lucas Denobi|clariceblucas@hotmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|estudante|universidade Estadual de Londrina ; Ariadne Berbert Basani|ari_basani12@hotmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|estudante|universidade Estadual de Londrina ; Marcela Maria Birolim|marcelabirolim@hotmail.com|enfermeira|pós-doutorado Em Enfermagem|docente|universidade Estadual de Londrina ; Eliane Silvéria Hernandes Conceição||enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|estudante|universidade Estadual de Londrina ; Beatriz Queiroz Ribeiro|biaqribeiro@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Enfermagem|estudante|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
**Introdução: **A Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena recomenda a preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural e capacitação de indígenas como agentes de saúde1. **Objetivo**: Descrever a vivencia de enfermeiros no Curso de Qualificação de Agentes Indígenas de Saúde (AIS),  para o desenvolvimento de competências para atuação no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), considerando aspectos epidemiológicos, culturais e territoriais da população indígena. **Metodologia**: Relato de experiência de enfermeiros na Qualificação de AIS no âmbito do Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Negro- AM. **Resultados**: Reflexão sobre a interculturalidade, que consiste na interação entre identidades culturais distintas que se confrontam em contextos em que os sentidos atribuídos aos eventos patológicos e de cuidados são interpretados à luz da cultura e costumes dos atores sociais2. **Conclusões e Contribuições para Enfermagem na APS: **Favoreceu a relação intercultural enfermeiro/indígena, uso de metodologias inovadoras capazes de produzir conhecimentos essenciais para a prevenção promoção e recuperação da saúde, construção coletiva do conhecimento de forma dialógica e contextualizada às situações e ações exercidas pelos sujeitos em seus espaços e momentos sociohistóricos, articulação entre o _saber fazer_, _saber saber_ e _saber ser_, contribuindo para o desenvolvimento de competências capazes de contribuir para a formação do AIS,  além de favorecer a compreensão de que o encontro entre culturas não deve ser entendido como obstáculo, e sim como um campo rico para a troca de saberes, promovendo o ensino aprendizado entre culturas distintas.


Referências:
1.Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 2. Cohen-Emerique, M.L`approche Interculturalle auprès des migrants. In: Legault, Giséle (coord.). L´intervention interculturelle. Quebec: Ed. Gaetan Morin, 2000. 3. Garnelo L, Macedo G, Brandão LC. Os povos indígenas e a construção das políticas públicas no Brasil. Brasília: OPAS, 2003. 4. Langdon EJ, Wiik FB. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado as ciências da saúde. Ver. Latino-Am. Enfermagem. 2010 maio-jun;18(3):[9 telas] 1.Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 2. Cohen-Emerique, M.L`approche Interculturalle auprès des migrants. In: Legault, Giséle (coord.). L´intervention interculturelle. Quebec: Ed. Gaetan Morin, 2000. 3. Garnelo L, Macedo G, Brandão LC. Os povos indígenas e a construção das políticas públicas no Brasil. Brasília: OPAS, 2003. 4. Langdon EJ, Wiik FB. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado as ciências da saúde. Ver. Latino-Am. Enfermagem. 2010 maio-jun;18(3):[9 telas] 1.Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 2. Cohen-Emerique, M.L`approche Interculturalle auprès des migrants. In: Legault, Giséle (coord.). L´intervention interculturelle. Quebec: Ed. Gaetan Morin, 2000. 3. Garnelo L, Macedo G, Brandão LC. Os povos indígenas e a construção das políticas públicas no Brasil. Brasília: OPAS, 2003. 4. Langdon EJ, Wiik FB. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado as ciências da saúde. Ver. Latino-Am. Enfermagem. 2010 maio-jun;18(3):[9 telas] 1.Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 2. Cohen-Emerique, M.L`approche Interculturalle auprès des migrants. In: Legault, Giséle (coord.). L´intervention interculturelle. Quebec: Ed. Gaetan Morin, 2000. 3. Garnelo L, Macedo G, Brandão LC. Os povos indígenas e a construção das políticas públicas no Brasil. Brasília: OPAS, 2003. 4. Langdon EJ, Wiik FB. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado as ciências da saúde. Ver. Latino-Am. Enfermagem. 2010 maio-jun;18(3):[9 telas] 1.Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 2. Cohen-Emerique, M.L`approche Interculturalle auprès des migrants. In: Legault, Giséle (coord.). L´intervention interculturelle. Quebec: Ed. Gaetan Morin, 2000. 3. Garnelo L, Macedo G, Brandão LC. Os povos indígenas e a construção das políticas públicas no Brasil. Brasília: OPAS, 2003. 4. Langdon EJ, Wiik FB. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado as ciências da saúde. Ver. Latino-Am. Enfermagem. 2010 maio-jun;18(3):[9 telas] 1.Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 2. Cohen-Emerique, M.L`approche Interculturalle auprès des migrants. In: Legault, Giséle (coord.). L´intervention interculturelle. Quebec: Ed. Gaetan Morin, 2000. 3. Garnelo L, Macedo G, Brandão LC. Os povos indígenas e a construção das políticas públicas no Brasil. Brasília: OPAS, 2003. 4. Langdon EJ, Wiik FB. Antropologia, saúde e doença: uma introdução ao conceito de cultura aplicado as ciências da saúde. Ver. Latino-Am. Enfermagem. 2010 maio-jun;18(3):[9 telas]