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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3375176


3375176

Percepção de enfermeiros sobre o clima organizacional em hospital de ensino

Autores:
Lana Aires Marques|lamarques84@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal de Goiás ; Nara Elizia Souza de Oliveira|naraelizia@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal de Goiás ; Keila Cristianne Trindade da Cruz|keilactc@unb.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente Adjunto|universidade de Brasília ; Ana Lúcia Queiroz Bezerra|aqueiroz.fen@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente Associado|universidade Federal de Goiás ; Virginia Visconde Brasil|visconde@ufg.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente Associado|universidade Federal de Goiás ; Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira|lizete@ufg.br|enfermeira|doutora Em Ciências da Saúde|docente Titular|universidade Federal de Goiás

Resumo:
Introdução: Os jogos quando utilizados no ensino se apresentam como um facilitador no processo de ensino-aprendizagem, possibilitado desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade. A aplicação desses novos conhecimentos na Enfermagem gera um profissional inserido no contexto tecnológico atual. Objetivo: Relatar a experiência do uso do Scratch na formação acadêmica do enfermeiro como estratégia inovadora na educação em saúde. Métodos: Relato de caso envolvendo docentes, discentes e monitores em Informática em Saúde do Curso de Enfermagem de uma Universidade no Nordeste do Brasil referente ao período de março a junho de 2018. A experiência ocorrreu na Unidade Temática Informatização em Saúde com vistas a desenvolver produtos para o Seminário de Hebiatria do 5º módulo do Curso. A turma foi dividida em grupos a fim de desenvolver protótipos de games no Scratch. Cada grupo teve a orientação de um tutor docente, além dos docentes da Unidade. Resultados: O processo de elaboração utilizado foi de idas e vindas até o resultado final. Ocorreram três aulas com os docentes da unidade e encontros para tutoria e monitoria, culminando na apresentação dos resultados. Inicialmente realizaram revisão bibliográfica para embasamento teórico e desenvolvimento da ideia. Os temas dos jogos foram: Bullying, Acidentes de trânsito, Direitos fundamentais, Protagnonismo juvenil, Obesidade, e Transtornos alimentares. As ideias foram organizadas através de programações e transformadas em protótipos. Outros softwares de apoio como Photoshop, Pixlr, PowerPoint e CorelDRAW X7 foram utilizados. As estruturas dos jogos foram baseadas nos projetos pacman, quiz, labirinto, corta frutas e outros cenários. Conclusões: O uso do Scratch como ferramenta para a educação em saúde provoca uma articulação entre os saberes incorporando a inovação tecnológica na formação do enfermeiro. Contribuições para a Enfermagem: Proporcionar uma graduação com conceito ampliado de saúde com a participação de conhecimentos interdisciplinares.


Referências:
1. Jensen R, Guedes E de S, Leite MMJ. Informatics competencies essential to decision making in nursing management. Rev Esc Enferm USP. 2016;50(1):109–17. 2. Pissaia LF, Costa AEK da, Rehfeldt MJH, Moreschi C. Tecnologia educacional no processo de formação de enfermeiros. Cinergis. 2017;18(3):185–9. 3. Deguirmendjian SC, Miranda FM, Zem-Mascarenhas SH. Serious Game desenvolvidos na Saúde : Revisão Integrativa da Literatura. J Heal Inform. 2016;8(3):110–6. 4. Maloney J, Resnick M, Rusk N, Silverman B, Eastmond E. The Scratch Programming Language and Environment. ACM Trans Comput Educ. 2010;10(4).