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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3371562


3371562

LESÃO DE PELE POR ADESIVO MÉDICO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL E PEDIÁTRICA

Autores:
Karoline Petricio Martins|karolinepetricio@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem Profissional/ufpr.|enfermeira/utin|complexo Hospital de Clínicas–chc/ufpr ; Bárbara Franco Mittag||enfermeira|doutoranda do Programa de Saúde da Criança E do Adolescente/ufpr|enfermeira/utin|complexo Hospital de Clínicas–chc/ufpr ; Andrea Edy Zaniol||enfermeira|enfermeira Utin|coordenadora da Utin/chc/ufpr|complexo Hospital de Clínicas–chc/ufpr ; Viviane Suchek Crestani Trevisan||enfermeira|enfermeira Uti Ped|coordenadora da Uti Pediátrica-chc/ufpr|complexo Hospital de Clínicas–chc/ufpr ; Regina Paula Guimarães Vieira Cavalcante da Silva||médica|doutora Em Saúde da Criança E Adolescente,ufpr|docente do Departamento de Pediatria, Ufpr.coordenadora do Programa de Pós-graduação Em Saúde da Criança E do Adolescente ,ufpr.|complexo Hospital de

Resumo:
**Introdução:** A saúde feminina tem se destacado em sua fragilidade ao desenvolvimento de problemas voltados à saúde reprodutiva e sexual. Visto que, a informação incentiva buscar melhorias para saúde, entende-se que existe necessidade de promover meios para aumentar a informação dessa população1. **Objetivo:** Avaliar a efetividade de uma tecnologia educativa na promoção da saúde feminina da população de Sinop – MT. **Metodologia:** Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, realizado através de uma pesquisa de campo, entre o período de outubro de 2016 a junho de 2017. Os dados foram coletados através de dois questionários estruturados com questões fechadas, aplicados em duas etapas. O primeiro avaliava informações prévias. O segundo foi fornecido após as mulheres terem acesso a “Cartilha de Saúde da Mulher” para identificar se essa tecnologia educativa contribui para o conhecimento delas.  Comitê de Ética em Pesquisa: CAAE 62247816.5.0000.5541. **Resultados:** Ao todo 44 mulheres participaram, 38% possuíam idade entre 31 e 41 anos; 29,55% tinham ensino médio completo; 90,91% eram heterossexual e 59,09%  casada. 43,19% tiveram acima de 50% de alteração nas respostas após leitura da cartilha, resultando em uma mudança significativa. As demais tiveram mudanças moderada, mais de 20% das questões foram alteradas. **Conclusão:** Tendo em vista as mudanças ocorridas entre as respostas dos questionários, podemos concluir que a tecnologia educativa contribuiu na aquisição de novos conhecimentos. **Implicações para a enfermagem: **A enfermagem em suas atribuições, tem capacidade de fornecer métodos e meios inovadores que contribuam para melhorar o conhecimento da população e consequentemente do cuidado com a saúde.


Referências:
Nunes, J. M., Oliveira, E. N., & Vieira, N. F. C. (2013). Grupo de mulheres na comunidade:(re) construindo saberes em saúde. Cad. saúde colet.,(Rio J.), 21(3), 253-259.