Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3345307


3345307

ÉTICA NA ENFERMAGEM DA SAÚDE DA MULHER

Autores:
Edjane Maria de Barros|edjanebarros.eb@gmail.com|enfermeira|pos Graduada|enfermeira|ifap ; Eliana Vieira Nascimento Marinho|eliana_vnm@hotmail.com|enfermeira|pos Graduada|enfermeira|ifap

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: A obesidade em crianças e adolescentes é preocupante devido ao risco aumentado de sua persistência na idade adulta, e pelos riscos de doenças a ela relacionada1 **OBJETIVO:** Realizar a avaliação nutricional e a prevalência de obesidade entre jovens estudantes de um Instituto Federal. **METODOLOGIA**: Tratou-se de um estudo de campo de abordagem quantitativa e transversal. A amostra foi composta de 84 alunos. Para coleta dos dados utilizou-se um formulário. Os dados foram analisados usando o programa Statistical Package for the Social Sciences. Realizou-se análise descritiva dos dados, apresentando-os com frequências, porcentagens, médias e desvio padrão na forma de tabelas e gráficos e discutidas à luz do referencial teórico. **RESULTADOS**: Os dados coletados demonstraram uma prevalência relativamente elevada de adolescentes com alterações de peso, 15,3% da amostra, deste 11,8% acima do peso e 3,5% com obesidade grau 1, assim como uma relação direta entre excesso de peso e existência de Hipertensão Arterial. Em relação ao consumo alimentar não se identificou nenhuma associação estatística direta entre o consumo de determinados grupos de alimentos e a prevalência de obesidade. Outro item analisado foi a prática de atividade física regular e a prática esportiva, onde se identificou que prática esportiva tem mais associação com a manutenção do peso ideal quando comparada a prática de atividade física regular. **CONCLUSÃO:** Identificou-se nível elevado de prevalência de obesidade assim como se pode avaliar sua relação com níveis pressóricos, consumo alimentar, prática de atividade física regular e esportiva. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM:** o desenvolvimento deste estudo desperta a necessidade de implantação de ações e estratégias pela equipe de enfermagem que permitam a diminuição destes índices, através da educação em saúde, enfocando no conhecimento da obesidade e os riscos à saúde, a prática da atividade física e a alimentação saudável como uma forma de prevenção e controle desta patologia.


Referências:
1. Leão Leila S.C. de Souza, Araújo Leila Maria B., Moraes Lia T.L. Pimenta de, Assis Andréia Mara. Prevalência de obesidade em escolares de Salvador, Bahia. Arq Bras Endocrinol Metab [Internet]. 2003 Apr [cited 2018 Sep 03] ; 47( 2 ): 151-157. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302003000200007&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27302003000200007.