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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3339085


3339085

TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL: Sua Interferência na qualidade de vida da mulher

Autores:
Elizete Sampaio Araujo|elizete.sampaio@gmail.com|enfermeiro|mestre|docente|unip ; Maria Graciela Nogueira|gra-borges@hotmail.com|enfermeiro|graduado|enfermeiro Assistencial|unip ; Sonia Couto Ramos|sonia.ramos@docente.unip.br|enfermeiro|mestre|docente|unip ; Tais Masotti Lorenzetti Fortes|enfermagem.chacara@unip.br|enfermeiro|doutorado|coordenadora Auxiliar Curso de Enfermagem - Campus Chácara Santo Antonio|unip ; Fabiane R R Honda Marui|fabiane.marui@docente.unip.br|enfermeiro|doutorado|docente|unip ; Rachel Franklin da Costa Contrucci|rachel.costa@docente.unip.br|enfermeiro|doutorado|docente|unip

Resumo:
INTRODUÇÃO: A prática educativa em saúde atua como um processo de aprendizagem e reflexão. Deste modo, as atividades lúdicas como teatro, é de grande importância na educação em saúde, pois, trata-se de um adequado instrumento de comunicação, expressão e aprendizado. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada pela enfermagem quanto a aplicação do teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo em saúde na escola. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, vivenciado por acadêmicos de enfermagem do 9º semestre, referente ao Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva. O estudo ocorreu no período de março à junho de 2018 em uma escola pública de ensino infantil de Macapá, Estado do Amapá. RESULTADOS: Dentre os resultados encontrados, identificou-se a ausência de atividades de educação em saúde há mais de uma década na escola, o que agregou significativa importância ao estudo aplicado na instituição de ensino. A utilização do teatro como estratégia lúdica para abordar temáticas relevantes para a população foi comprovadamente eficaz, pois, permitiu desenvolver assuntos de grande complexidade de entendimento para o ensino infantil, de maneira simples, explicativa e lúdica. CONCLUSÃO: Portanto, enquanto estratégia lúdica o teatro humaniza a prática, pois contempla os sentimentos, as sensações, e a intuição, tanto quanto a razão. Este trabalho visa contribuir para a enfermagem no âmbito do processo de cuidar segundo as necessidades da população brasileira em todas as faixas etárias da vida.


Referências:
1. Ministério da Saúde (BR). Oficinas de educação em saúde e comunicação. Brasília (DF); 2012. 2. Pereira, IB, Ramos, MN. Educação Profissional em saúde. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2006. 3. Antunes JLF. Intervenções em saúde pública e seu impacto nas desigualdades sociais em saúde. Rev Temp Soci. 2015; 27(1):161-74.