Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3336661


3336661

O ensino interdisciplinar sobre o processo de cuidar mediado por metodologias ativas: relato de experiência

Autores:
Gabriela Salim Spagnol|gabrielaspagnol21@hotmail.com|enfermagem|bacharel E Licenciada Em Enfermagem, Mestra Em Ciências|doutoranda Em Ciências, Docente da Graduação de Enfermagem, Coordenadora do Grupo de Estudo Em Sistematização da Assistência de Enferma

Resumo:
Introdução: Pessoas portadoras de Diabetes Mellitus estão mais expostas a condições e fatores de risco que proporcionam o surgimento de agravos de saúde e outras comorbidades quando comparadas as pessoas sem a doença. Objetivo: Verificar a associação entre dados sociodemográficos e comorbidades de pacientes com amputação por pé diabético. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, realizado em um hospital público de Campina Grande, Paraíba. As informações foram coletadas a partir de prontuários correspondentes ao ano de 2016, com uma amostra de 208. As informações estatísticas foram obtidas através do programa SPSS. Resultados: As mulheres (76,1%), com mais de 61 anos (72,5%) apresentaram maior prevalência de presença de outras comorbidades, e apenas o sexo permaneceu estatisticamente significativo no modelo de regressão. Quanto a essas comorbidades, a mais prevalente foi a Hipertensão Arterial Sistêmica (80,6%). Conclusões: A HAS resulta em graves consequências, pois aumenta as chances destes pacientes apresentarem complicações da DM. Assim, o controle dos fatores de risco e o tratamento adequado são de fundamental importância no retardo das mesmas. Contribuições para a Enfermagem: Devido a frequência de DM e HAS com o avançar da idade, há a necessidade de um olhar mais holístico sobre esta população, assim, a equipe de enfermagem precisa tornar-se atuante no desenvolvimento de ações e assistência à saúde que contemple a promoção e prevenção de agravos a essas pessoas. Logo, espera-se que estudos como esse despertem no profissional de enfermagem o desejo de agir e mudar esse cenário.


Referências:
Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016). São Paulo: AC Farmacêutica; 2016. Souza JD, Baptista MHB, Gomides DS, Pace AE. Adesão ao cuidado em diabetes mellitus nos três níveis de atenção à saúde. Esc Anna Nery 2017;21(4): 1-9.