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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3318330


3318330

Melhores práticas na formação de enfermeiros para lidar com pessoas usuárias de crack e outras drogas: revisão integrativa

Autores:
Lídia Gonçalves Rabelo de Souza Almeida|lidiagrsalmeida@hotmail.com|enfermeira|pós-graduanda Em Educação Em Saúde E Enfermagem|mestranda|universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
A Supervisão Clínica (SC) é definida como um processo de apoio formal e de aprendizagem profissional que visa desenvolver competências, dentre elas a capacidade de se responsabilizar por suas próprias ações, melhorar a qualidade e segurança dos cuidados e auxiliar os profissionais na superação do estresse laborativo1. **Objetivo:** Descrever a experiência de SC durante atividade de pesquisa de curta duração em Portugal. **Método:** estudo descritivo de relato de experiência. **Resultados:** a formação do graduando de enfermagem português em ensino clínico é desenvolvida através da parceria escola/serviço em que o estudante participa do processo de trabalho do enfermeiro executando a assistência de enfermagem sob sua supervisão. O docente se responsabiliza pela elaboração do plano de ensino, articulando as necessidades de formação com as atividades realizadas na instituição de saúde e pelo acompanhamento didático pedagógico, discutindo os planos de cuidados traçado pelo estudante junto ao enfermeiro. A SC é utilizada como metodologia de desenvolvimento de competências profissionais em que o enfermeiro apoia o estudante por meio de três funções estruturantes: normativa (compreensão de normas institucionais e ética profissional), formativa (desenvolvimento de conhecimentos) e restaurativa (foca nas respostas emocionais mediante as exigências do contexto)1. **Conclusões:** a SC se apresenta como estratégia robusta para o acompanhamento do estudante pelo enfermeiro em situação de estágio, uma vez que sistematiza e direciona o processo de formação desenvolvido nas instituições de saúde. **Contribuições:** tal metodologia pode contribuir para o avanço das atividades de estágio curricular desenvolvidos pelas escolas de enfermagem brasileira nas instituições de saúde.


Referências:
1. Silva R, Pires R, Vilela C. Supervisão de estudantes de enfermagem em ensino clínico–Revisão sistemática da literatura. Referência-Revista de Enfermagem. 2011;3(3).