Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3312777


3312777

A Biblioterapia na Promoção da Vida à Crianças Sobreviventes ao Câncer

Autores:
Aline Silveira Pontes|alinebp10@gmail.com|estudante de Graduação de Enfermagem|graduanda|estudante|instituto Adventista Paranaense

Resumo:
A primeira vivência de discentes em campo de estágio gera medo, ansiedade, dentre outros sentimentos que resultando em tensão. Esses sentimentos podem ocasionar diminuição do aproveitamento de desempenho do discente, uma maneira de amenizar toda essa ansiedade é a realização de aulas teórico-práticas em laboratório. O estudo retrata a contribuição do Laboratório de Habilidades Práticas em Saúde da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na formação do discente para campo de estágio. O estágio é indispensável para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes da área da Enfermagem, fortalecendo também a criatividade e criticidade desses discentes. O Laboratório de Habilidades Práticas em Saúde (LHP) possibilita a articulação entre teoria e prática para preparar o discente no contato com o paciente em níveis crescentes de complexidade de modo a levá-lo a refletir criticamente sobre situações diversas nos serviços, como também tentar amenizar a ansiedade ao lidar com o paciente. A aproximação do LHP com a realidade sem a tentativa de idealizar os serviços, contribuem para a formação do profissional com pensamento crítico. Portanto a preparação do discente no Laboratório de Habilidades Práticas em Saúde além de focar no ensino técnico, ela também forma vínculo entre os envolvidos para uma formação crítica e ética desses discentes para o estágio e para vida. Esse estudo agrega conhecimentos para discussões sobre aulas práticas em laboratórios e a facilitação do processo- aprendizagem do discente desde laboratório até o campo de estágio.


Referências:
Brito FMM, Rozendo CA, Melo POC. Nursing laboratory and critical education of nurses: approaches and distances. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 4):1500-6. [Thematic Issue: Education and teaching in Nursing] DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0339.