Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3278574


3278574

Conhecimentos dos profissionais da equipe multiprofissional da Unidade Terapia Intensiva Neonatal sobre o manejo da dor do recém-nascido.

Autores:
Caroline Gonçalves Pustiglione Campos|carolgonc@hotmail.com|enfermeira|mestre|docente|uepg ; Helenice Freitas|helenice358@gmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira|hospital Universitário Regional dos Campos Gerais ; Danielle Bordin|daniellebordin@hotmail.com|cirurgiã-dentista|doutora|docente|uepg ; Luciane Patricia Andreani Cabral|luciane.pacabral@gmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|hospital Universitário Regional dos Campos Gerais

Resumo:
Introdução:  o cuidado com a criança traqueostomizada gera intensas demandas à família, devido à dependência da criança, exercendo impacto em todo o sistema familiar. Para atravessar a experiência de doença da criança, a família busca por apoio social que as auxilie nos diferentes desafios que encontra. Objetivo: compreender o apoio social de famílias de crianças traqueostomizadas, à luz do Modelo de Apoio Social e suas Dimensões. Método: estudo qualitativo que utilizou como referenciais teóricos o modelo de Apoio Social e suas Dimensões e o modelo Sistema Familiar-Doença, e cuja análise foi pautada pelo Modelo Híbrido de Análise Temática. Foram entrevistadas nove famílias de crianças traqueostomizadas em acompanhamento no serviço ambulatorial de otorrinolaringologia pediátrica de um hospital público no interior do Estado de São Paulo. Resultados: a experiência de apoio social peculiar a cada fase da experiência da família foi apresentada em três temas: saber da necessidade de traqueostomia, realizar a traqueostomia e conviver com a traqueostomia. Considerações finais:a família da criança traqueostomizada atravessa uma jornada de sofrimento e superação, e cada fase da trajetória tem demandas específicas que requerem do enfermeiro sensibilidade e instrumentos para procurar identificar estratégias que ofertem o apoio adequado. Implicações para a Enfermagem: compreender como se dá a experiência do apoio social pode subsidiar estratégias de avaliação e intervenção, visando atender às demandas da família em cada fase de sua trajetória, colaborando para um processo de cuidado de Enfermagem integral.


Referências:
1. Cohen E, Berry JG, Camacho X, Anderson G, Wodchis W, Guttmann A. Patterns and costs of health care use of children with medical complexity. Pediatrics [Internet]. 2012 [cited 2018 Aug 14];130(6):1463-70. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4528341/pdf/peds.2012-0175.pdf. 2. Guerini IC, Cordeiro PKS, Osta SZ, Ribeiro EM. Relatives’ perception regarding the stressors resulting from the care demands of technology-dependent children and adolescents. Texto Context Enferm [Internet]. 2012 [cited 2018 Aug 6];21(2):348-55. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tce/v21n2/en_a12v21n2.pdf. 3. Mendes-Castillo AMC. Manejo familiar no transplante hepático da criança [dissertação]. São Paulo: Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2011. 4. Silva MEA, Moura FM, Albuquerque TM, Pereira ASR, Collet N. Network and social support in children with chronic diseases: understanding the child’s perception. Texto contexto Enferm [Internet]. 2017 [cited 2018 Aug 13]; 26(1):e6980015. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017006980015. 5. Pedro ICS, Rocha SMM, Nascimento LC. Social support and social network in family nursing: reviewing concepts. Rev Latino-Am Enfermagem [Internet]. 2008 [cited 2018 Agu 10];16(2):324-7. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-11692008000200024. 6. Nóbrega VM, Collet N, Silva KL, Coutinho SED. Rede e apoio social das famílias de crianças em condição crônica. Rev Eletr Enf [Internet]. 2010 [citado 20 set 2017];12(3):431-440. Disponível em: https://www.fen.ufg.br/revista/v12/n3/pdf/v12n3a03.pdf. 7. Vaux A. Social support: theory, research, and intervention. New York: Praeger Publishers; 1988. 8. Veiel HO. Dimensions of social support: a conceptual framework for research. Soc Psychiatry. [Internet]. 1985 [cited 2017 Mar 15]; 20(4):156-62. Available from: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007%2FBF00583293.pdf 9. Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, DF, 2012. 10. Rolland JS, Walsh F. Facilitating family resilience with childhood illness and disability. Curr Opin Pediatr [Internet]. 2006 [cited 2018 Mar 10];18(5):527-38. Available from: https://journals.lww.com/co-pediatrics/FullText/2006/10000/Facilitating_family_resilience_with_childhood.10.aspx. 11. Ludke M, André MEDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: EPU; 2017. 12. Wright LM, Leahey M. Enfermeiras e famílias: guia para avaliação e intervenção na família. 5ª ed. São Paulo): Roca; 2012. 13. Tarozzi M. O que é a grounded theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis: Vozes; 2011. 14. Fereday J, Muir-Cochrane E. Demonstrating rigor using thematic analysis: a hybrid approach of inductive and deductive coding and theme development. Int J Qualit Methods [Internet]. 2006 [cited 2017 Apr 15];5(1):1-11. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/160940690600500107 15. Rodgers CC, Stegenga K, Withycombe JS, Sachse K, Kelly KP. Processing information after a child’s cancer diagnosis: how parents learn: a report from the Children’s Oncology Group. J Pediatr Oncol Nurs [Internet]. 2016 [cited 2018 Agu 8];33(6):447-59. Available from: https://doi.org/10.1177/1043454216668825. 16. Kornburger C, Gibson C, Sadowski S, Maletta K, Klingbeil C. Using "teach-back" to promote a safe transition from hospital to home: an evidence-based approach to improving the discharge process. J Pediatr Nurs [Internet]. 2013 [cited 2018 Agu];28(3):282-91. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S088259631200320X. 17. Siqueira CSS, Reis AT, Pacheco STA. Models of care for families of technology-dependent children in a hospital context. Rev enferm UERJ [Internet]. 2017 [cited 2018 Apr 14];25:e27529. Available from: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/275 18. Martins H, Oliveira IS, Silveira T. A criança com traqueostomia e a sua família face à alta clínica. Salutis Scientia [Internet]. 2011 [cited 2018 Agu 10];3:33-40. Available from: http://www.salutisscientia.esscvp.eu/Site/Artigo.aspx?artigoid=30555 19. Tolomeo CT, Major NE, Szondy MV, Bazzy-Asaad A. Standardizing care and parental training to improve training duration, referral frequency, and length of stay: our quality improvement project experience. J Pediatr Nurs [Internet]. 2017 [cited 2018 Jun 14];32:72-9. Available from: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2016.10.004. 20. Wilson Smith MG, Sachse K, Perry MT. Road to Home Program: a performance improvement initiative to increase family and nurse satisfaction with the discharge education process for newly diagnosed pediatric oncology patients. J Pediatr Oncol Nurs [Internet]. 2018 [cited 2018 Apr 28];35(5) 368 –74. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1043454218767872 21. Lindahl B, Lindblad BM. Being the parent of a ventilator-assisted child: perceptions of the family-health care provider relationship when care is offered in the family home. J Fam Nurs [Internet]. 2013 [cited 2018 Jun 25];19(4):489-508. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1074840713506786 22. Lindahl B, Lindblad BM. Family members’ experiences of everyday life when a child is dependent on a ventilator: a metasynthesis study. J Fam Nurs [Internet]. 2011 [cited 2018 May 1];17(2):241-69. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1074840711405392 23. Joseph RA. Tracheostomy in infants: patient education for home care. Neonatal Netw [Internet]. 2011 [cited 2018 Aug 06];30(4):231-42. Available from: https://doi.org/10.1891/0730-0832.30.4.231 24. Thrasher J, Thrasher J, Ventre KM, Martin SE, Dawson J, Cox R, et al. Hospital to home: a quality improvement initiative to implement high-fidelity simulation training for caregivers of children requiring long-term mechanical ventilation. J Pediatr Nurs [Internet]. 2018 [cited 2018 Aug 6];38:114-21. Available from: https://reader.elsevier.com/reader/sd/69B9919FA6DB6B126941ECD54AA73C69E50D8CCA17D0B740F1EFA6C567612C6FC00B64D6CC0AF5C29366207782C87650 25. Mazza VA, Lima VF, Carvalhho AKS, Weissheimer G, Soares LG. Online information as support to the families of children and adolescents with chronic disease. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2017 [cited 2018 Aug 10];38(1):e63475. Available from: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v38n1/en_0102-6933-rgenf-1983-144720170163475.pdf. 26. Huby K, Swallow V, Smith T, Carolan I. Children and young people´s views on access to a web-based application to support personal management of long-term conditions: a qualitative study. Child Care Health Dev [Internet]. 2017 [cited 2018 May 5];43(1):126-32. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/cch.12394 27. Armstrong AW, Johnson MA, Lin S, Maverakis E, Fazel N, Liu FT. Patient-centered, direct access online care for management of atopic dermatitis. JAMA Dermatol [Internet]. 2015 [cited 2018 Aug 10];151(2):154-60. Available from: 10.1001/jamadermatol.2014.2299 28. Okido ACC, Zago MMF, Lima RAG. Care for technology dependent children and their relationship with the health care systems. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2015 [cited 2018 May 5];23(2):291-8. Available from: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/100070/98740