3250417 | PERFIS DE ADMINISTRADORES E/OU GESTORES DO SISTEMA ÚNICO DE SÁUDE (SUS) | Autores: Karla Pickler Cunha|enfermagem@unibave.net|enfermeira|mestre Em Saúde Coletiva|coordenadora do Curso de Enfermagem|centro Universitário Barriga Verde ; Gabrieli Vandresen|gabrieli_agrolat@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|centro Universitário Barriga Verde ; Leila Eloisa Custodio|leilaec99@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|centro Universitário Barriga Verde ; Maicon Paz|maiconpazlm@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem|centro Universitário Barriga Verde ; Greice Lessa|greicelessabaldin@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Ensino Superior|universidade Federal de Santa Catarina ; Kelli Pazeto Della Giustina|kellipdg@gmail.com|enfermeira|mestre Em Educação|docente do Ensino Superior|centro Universitário Barriga Verde |
Resumo: Trata-se da construção de um protótipo de game para auxiliar nos estudos em
Cardiologia. Objetivo: Prototipar um jogo digital (game) para o estudo da
Cardiologia por profissionais e estudantes de saúde. Método: Pesquisa de
finalidade aplicada do tipo exploratória e de desenvolvimento tecnológico.
Desenvolvido em parceria entre a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das
Graças (FENSG) da Universidade de Pernambuco (UPE), e a Faculdade Nova Roma,
no o período de fevereiro a setembro de 2018. Resultados: O game que se trata
de um Quiz, um tipo de jogo com perguntas e respostas que geram pontuação, com
características lúdicas, foi proposto para testar os conhecimentos em
cardiologia dos seus jogadores através de um universo tridimensional, onde o
jogador movimenta-se pelo cenário encontrando desafios, baseados nas
necessidades dos pacientes. Conclusões: A construção do _Heart Quiz_ trouxe
uma proposta inovadora em cardiologia, atingindo os objetivos propostos com o
game.
**Palavras chave: **Jogos Experimentais; Educação em Enfermagem; Pessoal de Saúde; Ensino; Cardiologia.
**Key words: **Experimental games; Nursing Education; Health Personnel; Teaching; Cardiology.
**Palabras clave: **Juegos Experimentales; Educación en Enfermería; Personal de Salud; Enseñanza; Cardiología.
Referências: 1. Deguirmendjian SC, Maria De Miranda F, Zem-Mascarenhas SH. Serious Game desenvolvidos na Saúde: Revisão Integrativa da Literatura. J Health Inform [Internet]. 2016;8(3):110–26. Available from: www.jhi-sbis.saude.ws
2. Grossi MG. Produção de Game: Proposta Inovadora no Curso de Licenciatura em Enfermagem. 2014;2–9.
3. Paper C, Alves P, Federal U, Grosso M, Maciel C, Federal U, et al. A gamificação na educação: um panorama do fenômeno em ambientes virtuais de aprendizagem. 2015;(July).
4. Martínez-García M, Salinas-Ortega M, Estrada-Arriaga I, Hernández-Lemus E, García-Herrera R, Vallejo M. A systematic approach to analyze the social determinants of cardiovascular disease. PLoS One. 2018;
5. Koerich C, Erdmann AL. Gerenciando práticas educativas para o cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia. Rev Bras Enferm [Internet]. [cited 2018 Sep 30];69(5):872–80. Available from: http://dx.
6. Holanda VR de, Pinheiro AKB, Holanda ER, Santos MC de L. Teaching and Learning in a Virtual Environment: Nursing Students’ Attitude. REME Rev Min Enferm [Internet]. 2015;19(1):141–7. Available from: http://www.gnresearch.org/doi/10.5935/1415-2762.20150012
7. Soares AN, Gazzinelli MF, De Souza V, Henrique L, Araújo L. 600-Relato de Experiência role playing game (RPG) como estratégia pedagógica na formação do enfermeiro: relato da experiência de criação do jogo. 2015;24(2):600–8. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015001072014
8. Dias JD, Mekaro MS, Kaon J, Lu C, Sorrentino GS, Otsuka JL, et al. Design e avaliação de um jogo educacional para promoção da saúde e combate à obesidade infantil [Internet]. [cited 2018 Sep 29]. Available from: http://www.sbgames.org/sbgames2015/anaispdf/artesedesign-full/147011.pdf
9. Poonam Malhotra Kapoor KI. Simulation in cardiac critical care: New times and new solutions. In: Annals of Cardiac Anaesthesia | Published by Wolters Kluwer - Medknow. 2016.
10. Barbosa Neto JF. Uma Metodologia De Desenvolvimento De Jogos Educativos Em Dispositivos Móveis Para Ambientes Virtuais De Aprendizagem. 2013;136. |