3246769 | O PROPOLIS E TRATAMENTO DE FERIDAS COMPLEXAS: REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Isabelle Cristine Figueiedo Matozo|imatozo@bol.com.br|estudante da Graduação Enfermagem|estudante|estudante|universidade Estadual de Maringá ; Maria Emília Grassi Busto Miguel|imatozo@bol.com.br|dr Professora de Enfermagem|doutora|professora|universidade Estadual de Maringá ; Jorseli Angela Henriques Coimbra|imatozo@bol.com.br|dr Professora de Enfermagem|doutora|professora|universidade Estadual de Maringá ; Elia Aparecida Quirino dos Santos|imatozo@bol.com.br|técnico-administrativo|técnico|técnica de Enfermagem|universidade Estadual de Maringá |
Resumo: Introdução: O exercício da sexualidade acarreta implicações no processo
reprodutivo e na própria saúde do adolescente. Alterações comporta¬mentais
podem levá-lo a exercer de forma inconsequente sua sexualidade, gerando
inúmeros conflitos, interferindo nos planos para o futuro1. Objetivo: validar
com especialistas um recurso pedagógico direcionado para adolescentes, sobre
métodos contraceptivos. Métodos: Estudo metodológico que se debruçou sobre o
conteúdo da história em quadrinhos, denominada “Métodos Contraceptivos: Sou
jovem e ainda não quero gerar uma vida!”. O material foi apreciado por onze
juízes, que responderam a um questionário com nove perguntas, sobre as
imagens, os diálogos, conteúdo e uso. Os dados foram extraídos por meio da
aplicação de questionários na forma de escala Likert, com itens distribuídos
em blocos de análise, clareza e representatividade. Resultados: A história em
quadrinhos foi considerada, pelos juízes, como muito boa (08) e boa (03), os
diálogos e o assunto fáceis de entender (11) e sem dificuldade (11) e o tema
muito importante (11). Porém foi identificado que alguns aspectos necessitam
ser revisados e readequados, principalmente quanto à linguagem verbal e
conteúdo. Conclusão: Evidenciou-se o papel do recurso para promover saúde,
desenvolver habilidades e favorecer educação em saúde. Contribuições para
Enfermagem: Este estudo proporcionou um instrumento que facilita o
desenvolvimento da função do enfermeiro como educador em saúde, utilizando a
comunicação para o processo de cuidar, na perspectiva de alcançar a excelência
do processo educativo em saúde.
Referências: 1. Dias PMM, Oliveira JM, Lustosa AP, Lima HKLS, Moreira KAP, Pereira TM. Repercussões da gravidez na adolescência na vida da mulher adulta.Rev Rene [Internet]. 2017
2. POLIT, D. F; BECK, C. T; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem 7ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2011. |