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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3235807


3235807

As relações de hegemonia na prática das enfermeiras obstétricas no parto normal hospitalar

Autores:
Maria Aparecida Vasconcelos Moura|maparecidavas@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Titular|escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Giuliana Fernandes E Silva|giulianafernandes@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Ivis Emília de Oliveira Souza|ivis@superig.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Titular|escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Ana Beatriz Azevedo Queiroz|anabqueiroz@oi.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Associada|escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro ; Adriana Lenho de Figueiredo Pereira|adrianalenho.uerj@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunta|faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Introdução: Este modelo terapêutico possibilita a aproximação da teoria com a prática quanto ao tema trabalhado. Objetivos: Avaliar o nível de compreensão dos usuários perante a temática proposta; proporcionar a reflexão sobre os direitos de ‘’Liberdade’’ e ‘’Igualdade’’. Métodos: A metodologia ativa escolhida é gamificação com a realização do Jogo da Vida, que abordou a temática dos direitos humanos, onde os usuários jogam o dado para serem direcionados no jogo. A partir de seu argumento ele será direcionado no jogo. Resultados: para os acadêmicos possibilitou cuidar através da ludicidade, articulando a teoria com a prática, utilizando anamnese psíquica. Para os usuários uma oportunidade de potencializar as ações da reabilitação psicossocial, minimizando incapacidades oriundas da lógica manicomial. Conclusão: A gamificação associada a metodologia ativa tem consonância com os ideais da reabilitação e a valorização do sujeito como ativo em seu processo de educação e cuidado. Sendo assim, a experiência dos acadêmicos com o jogo mostrou-se uma estratégia eficiente, tendo significativa. Implicações na prática: a dinâmica do jogo da vida possibilitou os usuários refletirem e se posicionarem diante das ações de estigmatizantes e preconceituosas, possibilitando a inserção social ativa e reflexiva.


Referências:
1.Bacich, Lilian; Moran, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática (Locais do Kindle 160-162). Penso. Edição do Kindle. 2.Faria, Flavio. Gamificação: Como destravar a Fase Secreta (Locais do Kindle 241-243). Edição do Kindle. SCHLEMMER, E. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul./ dez. 2014.cognição em discussão. Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade, v. 23, n. 42, p. 73-89, jul./ dez. 2014.