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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3200276


3200276

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA TERAPEUTICA NO CUIDADO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Autores:
Genesis Vivianne Soares Ferreira Cruz|geviferreira@gmail.com|enfermeiro Aluno de Pos-graduacao|mestre|professor|universidade Federal de Mato Grosso ; Fabiane Blanco E Silva|geviferreira@gmail.com|enfermeira|doutora|docente do Curso de Graduação E Mestrado Em Enfermagem|ufmt ; Tayani de Campos Rodrigues|geviferreira@gmail.com|enfermeira|mestre|professora|ufmt ; Maysa Bertollo de Araújo|geviferreira@gmail.com|academica|discente|estudante de Enfermagem|ufmt

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A vida universitária é marcada, muitas vezes, pela priorização das atividades acadêmicas em detrimento do lazer, da alimentação saudável, da qualidade do sono e da prática de exercícios físicos.1 Portanto, faz-se necessário que esta relação seja investigada e problematizada com estudantes de enfermagem, uma vez que para cuidar do outro é necessário cuidar primeiramente de si1. Destaca-se a utilização da Taxonomia NANDA para a identificação de fatores relacionados e características definidoras que acometem esses estudantes.2 **OBJETIVO: **Identificar Diagnósticos de Enfermagem (DE) prevalentes em futuros enfermeiros. **METODOLOGIA: **Este estudo faz parte de um macroprojeto de pesquisa, quantitativo transversal, realizado em uma universidade federal no Rio Grande do Sul, de março a abril de 2018 com 156 estudantes de enfermagem. A coleta ocorreu por meio de questionário autoaplicável e os dados foram analisados no SPSS, por meio de estatística descritiva. A pesquisa foi aprovada sob o parecer n°37/2018 do Comitê de Ética. **RESULTADOS: **Os DE mais prevalentes foram: Fadiga (93,6%); Ansiedade (82,7%); Regulação do humor prejudicada (82,1%); Planejamento de atividade ineficaz (77,6%); Insônia (67,5%); Estilo de vida sedentário (54,5%); Disposição para nutrição melhorada (81,4%); Disposição para sono melhorado (78,8%); Disposição para conforto melhorado (78,8%). **CONCLUSÕES: **Os DE identificados corroboram com a literatura e os DE de problemas desses estudantes necessitam de intervenções de enfermagem/saúde. Destacam-se os DE de disposição melhorada como fatores importante para a promoção do autocuidado. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Os dados dessa pesquisa poderão auxiliar as Instituições de Ensino Superior, responsáveis pela educação dos futuros profissionais, na elaboração de estratégias prioritárias que promovam a qualidade de vida dos estudantes. Promover o autocuidado em estudantes de enfermagem poderá refletir em qualidade da assistência à saúde, pois, profissionais saudáveis, física e mentalmente, poderão contribuir cada vez mais ao indivíduo, família e comunidade.


Referências:
1. Esperidião E, et al. A saúde mental do aluno de enfermagem: revisão integrativa da literatura. Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. [Internet]. 2013;9(3):144-53. 2. Herdman, TH, Kamitsuru, S, organizadores. Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2015-2017. Porto Alegre: Artmed; 2015.