Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3185017


3185017

ALEITAMENTO MATERNO EM SITUAÇÕES DE PARTO NORMAL E CESÁREA EM HOSPITAIS AMIGO DA CRIANÇA

Autores:
Silvana dos Santos Zanotelli|szanotelli@gmail.com|enfermeiro|doutor|professora Universitária|universidade do Estado de Santa Catarina ; Andreia Cristina Dall’ Agnol|enf-andreiacristina@bol.com.br|enfermeiro|especialista|professora Universitária|universidade do Estado de Santa Catarina ; Ariane Thaíse Frello Roque|arianetfr@hotmail.com|enfermeiro|doutor|professora Universitária|universidade Federal de Santa Catarina ; Danieli Parisotto|danieliparisotto@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante|estudante|universidade do Estado de Santa Catarina ; Denise Antunes de Azambuja Zocche|denise.zocche@udesc.br|enfermeiro|doutor|professora Universitária|universidade do Estado de Santa Catarina ; Natani Cordeiro Batista|natanicordeiro@gmail.com|estudante de Enfermagem|estudante|estudante|universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo:
**Introdução: **Crianças em vulnerabilidade social, expostas a situações de violência, abandono, negligência, falta de afeto e proteção, podem vir apresentar problemas emocionais que trazem prejuízos significativos à sua saúde1.As atividades com cães terapeutas, podem beneficiar essas crianças, pois promovem interação social, estimulam afeto e vínculo2. **Objetivo: **Descrever a interação lúdica entre cães co-terapeutas e crianças. **Metodologia: **É um recorte da dissertação: “Intervenções Assistidas por Animais com crianças em contextos de vulnerabilidade social: utilizando o método Photovoice” (PEREIRA, 2017). Contou com cães terapeutas do Projeto Pet Terapia- (Faculdade de Veterinária – UFPel). Foi desenvolvida entre Junho/Julho, 2016 (participaram cinco crianças de 6-9 anos), numa escola municipal de ensino, em Pelotas R/S. Para isso, utilizou-se a fotografia participativa como método de pesquisa. **Resultados: **Os resultados mostraram um contexto de diversão e alegria, representado pela figura dos amigos, dos cães e momentos de troca de afeto e carinho entre eles. **Conclusões: **As brincadeiras com os cães serviram como incremento para aliviar tensões emocionais decorrentes de situações de vulnerabilidade social vivenciada pelas crianças, sendo importante ferramenta de intervenção com este público. **Contribuições para Enfermagem: **Os resultados, sugerem uma perspectiva inovadora e com excelente potencial a ser explorado e implementado pela enfermagem pediátrica, de baixo custo, com mínimo risco e com excelentes resultados.


Referências:
1. PEREIRA, V.R. Intervenções Assistidas por Animais com crianças em contextos de vulnerabilidade social: utilizando o método Photovoice. 2017. 128f. Dissertação (Mestrado em Ciências) Programa de Pós Graduação em Enfermagem, UFPEL. 2. SAVALLI, Carine; ADES, César. Benefícios que o convívio com animais de estimação pode promover para saúde e bem-estar do ser humano. In: HELINI, Maria Odile Monier. OTAA, EMMA (Org)Terapia Assistida por Animais. Barueri, SP: Manole, 2016. P. 23-43.