Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3174449


3174449

Fortificação das farinhas de milho e de trigo com ferro

Autores:
Rute Cândida Pereira|rucape@hotlink.com.br|enfermeira|doutora|professora|universidade de Pernambuco ; Rosana Anita da Silva Fonseca||engenheira Química|doutora|professora|universidade de Pernambuco ; Andréa Barros de Magalhães||enfermeira|especialista|enfermeira|universidade de Pernambuco ; Priscilla Cândida Pereira Izidoro de Araújo|pris_candida@hotmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|analista Acadêmica|centro Universitário Maurício Nassau ; Lucas Lopes Antunes||graduando Em Saúde Coletiva|graduando|estudante|universidade de Pernambuco ; Arthur Filipe Maranhão Barbosa da Silva||graduando Em Ciências Biológicas|graduando|estudante|universidade de Pernambuco

Resumo:
> **Objetivo**: conhecer as contribuições do aprendizado empreendedor desenvolvido por mestrandos e graduandos de enfermagem, com vistas à inserção no mercado de trabalho autônomo. **Método**: Trata-se de um estudo qualitativo, de abordagem descritiva, realizado entre março e novembro de 2017, a partir da inserção de cinco mestrandos e 39 graduandos em atividade relacionada à idealização de uma empresa de enfermagem, vinculada às disciplinas de “Tecnologias Inovadoras e Empreendedorismo em Enfermagem” e “Organização e gestão em saúde e enfermagem” respectivamente. **Resultados**: Dos dados codificados resultaram três categorias: Ambiente de aprendizagem empreendedora – espaço potencializador de criatividade; Artifício teórico- prático para transcender práticas tradicionais e Estratégia empoderadora de novas possibilidades de inserção no mercado. **Considerações finais**: O aprendizado empreendedor se constitui em possibilidade para a expansão profissional do enfermeiro pela inserção no mercado de trabalho autônomo, além de estratégia propulsora de novos espaços de atuação profissional. > >


Referências:
1. Scochi CGS, Ferreira MA, Gelbcke FL. The year 2017 and the four-yearly evaluation of the Stricto Sensu Graduate Programs: investments and actions to continued progress. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2017 [cited 2017 Dec 31]; 25: e2995. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692017000100205&lng=pt. Epub 21-Dez-2017. doi: 10.1590/1518-8345.0000.2995. 2. Lisetchi M, Brancu L. The entrepreneurship concept as a subject of social innovation. Procedia-social. Behav. Sci. 2014 [cited 2017 Dec 28]; 124(5):87-92. Available from: doi: 10.1016/j.sbspro.2014.02.463 3. Drucker PF. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios. 14ª reimpressão da 1ª ed. São Paulo: Cengage Learning; 2012. 960 p. 4. Simin J, Heidarali A, Nasrin E, Masoud FK. Iranian entrepreneur nurses’ perceived barriers to entrepreneurship: A qualitative study. Iran J Nurs Midwifery Res. 2016 Jan-Feb; 21(1):45-53. doi: 10.4103/1735-9066.174749 5. Backes DS, Zamberlan C, Colomé J, Souza MT, Marchiori MT, Lorenzini EA, et al. Systemic Interactivity between Interdependent Concepts of Nursing Care. Aquichán [Internet]. 2016 Jan [cited 2017 Dec 31]; 16(1):24-31. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1657-59972016000100004&lng=en. http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2016.16.1.4. 6. Andrade AC, Ben LWD, Sanna MC. Entrepreneurship in Nursing: overview of companies in the State of São Paulo. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2015 Feb [cited 2017 Dec 31]; 68(1):40-4. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000100040&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680106p. 7. Black BP. Professional Nursing: Conceptsand challenges. 7th ed. St. Louis: Saunders, Elsevier; 2014. p. 10. 8. Villarinho PRL. Features and skills of Nurses entrepreneurs acquired by learning in the middle of training and professional practice [Dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2016. 9. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011. 10. Teixeira E, Fernandes JD, Andrade AC, Silva KL, Rocha M, Lima RJO. Overview of Nursing Graduation courses in Brazil in the National Curriculum Guidelines decade. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2013 Sep [cited 2018 Jan 13]; 66(spe):102-10. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000700014&lng=en. doi: 10.1590/S0034-71672013000700014. 11. Gilliss CL. The nurse as social entrepreneur: Revisiting our roots and raising our voices. Nursing Outlook 2011; 59(5):256-7. doi: 10.1016/j.outlook.2011.07.003. 12. Kong LN, Qin B, Zhou YQ, Mou SY, Gao HM. The effectiveness of problem-based learning on development of nursing students´ critical thinking: a systematic review and meta-analysis. Int J Nurs Stud. 2014;51(3):458-69. 13. González-Chordá Víctor Manuel, Maciá-Soler María Loreto. Evaluation of the quality of the teaching-learning process in undergraduate courses in Nursing. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2015 Aug [cited 2018 Jan 24]; 23( 4 ): 700-707. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692015000400700&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0104-1169.0393.2606. 14. Backes DS, Ilha S, Weissheimer AS, Halberstadt BMK, Megier ER, Machado R. Socially entrepreneurial activities in nursing: Contributions to health/healthy living. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2018 Jan 13]; 20. Available from: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=127744318011. 15. Morin E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Editora: Cortez; 2015. 16. Sharp DB, Monsivais D. Decreasing barriers for nurse practitioner social entrepreneurship. Journal of the American Association of Nurse Practitioners 2014; 26(10):562-6. doi: 10.1002/2327-6924.12126 17. Martin MW, Mazzeo J, Lemon B. Teaching Public Health Professionals Entrepreneurship: An Integrated Approach. Journal of Enterprising Culture, 2016; 24(2):193-207. doi: 10.1142/S0218495816500084 18. Darzi A, Evans T. The global shortage of health workers- an opportunity to transform care. Lancet. 2016; 388(10060):2576-7. doi: 10.1016/S0140-6736(16)32235-8