Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3168662


3168662

A ARTE COMO ESTRATÉGIA PARA O CUIDADO ÀS PESSOAS COM DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

Autores:
Juliana Vieira de Araujo Sandri|jsandri@univali.br|enfermeira|doutora|docente|universidade do Vale do Itajaí ; Juliana Esperandio|juecris@live.com|enfermeira|graduação|assistência Domiciliar|universidade do Vale do Itajaí

Resumo:
Andreia Bonani Lopes; Sílvia Ivone de Paula Veiga; Wanylla Paula dos Santos Czezaniak. **Titulo:** O cuidar por meio das notificações de violências interpessoais e auto-provocadas no município de Assis Chateaubriand- Pr. **Introdução: **No Brasil e no mundo a violência tornou-se um problema de saúde pública por causar inúmeras vítimas, provocando seqüelas orgânicas e emocionais. A violência é a terceira causa de morte no Brasil, exercendo impacto direto nos serviços de saúde1. Sua notificação possibilita o conhecimento da magnitude e gravidade do problema, fornecendo subsídios para a elaboração de ações de vigilância, proteção, promoção e prevenção de violências. Todo o serviço de saúde pública ou privado tem o dever institucional de notificar os agravos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)2. **Objetivo: **Evidenciar o aumento das notificações como resultado do comprometimento e sensibilização dos profissionais de saúde. **Metodologia: **Trata-se de um estudo documental retrospectivo, de natureza quantitativa por meio do levantamento do número de notificações no SINAN no período de 2014 a 2017. **Resultados: **No ano de 2014 foram notificados apenas sete casos de violência, em 2015 esse número quase que dobrou, passando para 13 notificações, já em 2016 foram 68 notificações e no ano de 2017 atingimos o número de 121 notificações. **Conclusões: **O aumento das notificações possibilitou visibilidade para traçar um perfil epidemiológico da população que sofre violência no município, o que é fundamental para o planejamento de ações de enfrentamento a esta temática. **Contribuições para a enfermagem: **A promoção do conhecimento sobre a temática, compreensão da complexidade e impacto da violência na vida das pessoas. **Descritores: **Notificação Compulsória. Violência. Cuidados de Enfermagem. **Referências: **1.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Viva: instrutivo notificação de violência interpessoal e autoprovocada. Brasília, DF; 2016. Disponível em: . 2.Paraná. Secretaria de Estado da Saúde do Paraná: Caderno temático de vigilância de violências e acidentes no Paraná. Curitiba, PR; 2014.


Referências:
1.Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Viva: instrutivo notificação de violência interpessoal e autoprovocada. Brasília, DF; 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/viva_instrutivo_violencia_interpessoal_autoprovocada_2ed.pdf. 2.Paraná. Secretaria de Estado da Saúde do Paraná: Caderno temático de vigilância de violências e acidentes no Paraná. Curitiba, PR; 2014.