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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3108022


3108022

ÉTICA NO ALÍVIO DA DOR DENTRO UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Autores:
Roberta Tognollo Borotta Uema|robertaborotta@hotmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira|universidade Estadual de Maringá ; Bruna Caroline Rodrigues|bruninhaamd@hotmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira|universidade Estadual de Maringá ; Muriel Fernanda de Lima|mflbio@hotmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira|universidade Estadual de Maringá ; Larissa Carolina Segantini Felipin|larissafelipin@gmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|enfermeira|universidade Estadual de Maringá

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A simulação clínica é uma estratégia pedagógica que tem colaborado de maneira significativa para melhoria do processo de ensino aprendizagem dos cursos da área da saúde1. **OBJETIVOS: **Avaliar a satisfação e autoconfiança de estudantes de graduação que experimentaram a simulação clínica como estratégia pedagógica de ensino. **METODOLOGIA: **Estudo quantitativo, descritivo transversal**. **Para coleta de dados foi elaborado um workshop intitulado “Assistência de Enfermagem ao paciente com feridas” para estudantes de graduação em enfermagem. A simulação seguiu toda estrutura de preparo e o cenário de alta fidelidade contou coma participação de atores e mulagem. Após a realização do _debriefing,_ os participantes responderam a dois instrumentos. **RESULTADOS: **Participaram deste estudo 53 sujeitos. A maioria 47 (88%) do gênero feminino, com idade média entre 18 e 24 anos. A Escala de Satisfação com Experiências Clínicas Simuladas é divida em três domínios (dimensão prática, dimensão realismo e dimensão cognitiva) pontuada de 1 a 10. Em todos os domínios e na escala geral a média de satisfação foi cerca de 9,45. Com relação à Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem possuí dois fatores (satisfação e autoconfiança com aprendizagem), tanto para os fatores como para a escala geral a média de 1 a 5 foi de 4,5. **CONCLUSÃO: **A simulação clínica é uma ferramenta pedagógica          que possui uma alta aceitação pelos estudantes, com melhora do índice de satisfação contribuindo para o aumento da autoconfiança. **CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERAMGEM:** A simulação clínica é uma ferramenta que contribuí para o processo de ensino aprendizagem, devendo ser inserida nos currículos de enfermagem.


Referências:
1. Martins JCA, Mazzo A, Baptista RCN, Coutinho VRD, Godoy S, Mendes IAC, et al. The simulated clinical experience in nursing education: a historical review. Acta Paul Enferm. 2012;25(4):619-25.