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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3095351


3095351

As boas práticas no parto: uma revisão sobre o contato pele a pele

Autores:
Renata Fernandes do Nascimento Rosa|enfermeirarenatafernandes@gmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora|fasete ; Jaquelinne Lopes dos Santos|jaquelinne_367@hotmail.com|enfermeira|graduada|secretária Executiva|sms de Paulo Afonso ; Ana Karoline Costa Pereira|annakaroline48@gmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira|fasete

Resumo:
Introdução: O Estágio de Enfermagem em Administração em Serviços da Rede Básica do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras tem utilizado metodologias ativas em seu processo de ensino aprendizagem como a Metodologia da Problematização (MP) com o Arco de Maguerez, método que consiste na problematização de situação cotidiana através de etapas, visando sua resolutividade. (LUCKESI,1991 e BORDENAVE,2007).Esta metodologia possibilita ao discente extrair de sua prática situações a serem problematizadas, refletidas e analisadas com vistas à busca de soluções aplicáveis no processo de trabalho.(Bordenave, 2007).Objetivo:relatar a experiência da utilização desta estratégia pedagógica no estágio supervisionado. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência da implantação da MP nas disciplinas do curso de Graduação de Enfermagem. O piloto foi desenvolvido na disciplina de Estágio de Enfermagem em Administração em Serviços da Rede Básica, em uma unidade da Estratégia de Saúde da Família (UESF) do município com 33 alunos do 9º período divididos em 3 grupos sequenciais. Para contextualização da temática estudada, foi realizada uma revisão narrativa da literatura na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os alunos foram divididos em setores da UESF por um período definido previamente, submetidos a rodízios e durante o qual identificaram situações que pudessem ser problematizadas, utilizando o arco de Maguerez. Resultados: os alunos apresentaram dificuldades com algumas etapas do arco como identificação do problema, estruturação das hipóteses de solução, tendo mais facilidade na teorização do problema, sendo mais evidente no primeiro e segundo grupos. O terceiro grupo validou as hipóteses, utilizando os dois problemas identificados como temas da capacitação oferecida aos trabalhadores da UESF. Conclusão: Transformar a prática educativa é um desafio, apesar de alguns professores já adotarem metodologias ativas e espera se haja adesão e que os resultados permitam a transformação da aprendizagem significativa, e capacitação dos docentes para educação em enfermagem. Descritores: Enfermagem, Ensino aprendizagem, Problematização


Referências:
1-Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias ensino aprendizagem. 28ª ed. Petrópolis: Vozes;2007. 2-Vasconcelos, W P de Carvalho et al.. Aplicação do arco de maguerez no ensino em enfermagem: um relato de experiência.. In: Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil.M, Recife, Salvador, São Luís, São Paulo, Teresina: devry Brasil, 2016. Disponível em: . Acesso em: 27/09/2018 02:40