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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3061865


3061865

A CONSULTA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE AGRAVOS À SAÚDE

Autores:
Luciana de Alcantara Nogueira|nogueira_lu@hotmail.com|enfermeira|mestrado|docente|universidade Federal do Paraná ; Christine G. Mendes|christinegmendes@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|bolsista do Projeto Ações Educativas Na Prevenção de Agravos À Saúde.|universidade Federal do Paraná ; Dhaniel M. Mikosz|dhaniel.marinho@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|bolsista do Projeto Ações Educativas Na Prevenção de Agravos À Saúde.|universidade Federal do Paraná ; Rayssa Borges|raah.borges@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|voluntária No Projeto Ações Educativas Na Prevenção de Agravos À Saúde|universidade Federal do Paraná ; Laís Carolini Theis|laistheis@gmail.com|docente|mestrado|professora|universidade Federal do Paraná ; Susanne Elero Betiolli|susanne.elero@yahoo.com.br|docente|doutorado|professora|universidade Federal do Paraná

Resumo:
**Introdução: **O processo de humanização no trabalho da Enfermagem é uma questão a ser refletida, pois os profissionais enfrentam situações difíceis em seu ambiente de trabalho¹. **Objetivo:** Compreender a importância da humanização no cuidado de Enfermagem no Brasil. **Metodologia: **A coleta de dados foi realizada em maio de 2014, nas bases de dados Literatura Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde, na biblioteca eletrônica. Coleciona_ SUS_- Brasil e na Base de Dados em Enfermagem. No total foram coletados 14 estudos, considerando os critérios de inclusão e exclusão. **Resultados e Discussões: **Foram encontradas 14 publicações referentes à temática humanização no cuidado de Enfermagem, cujos resultados obtidos mostraram que a humanização deve ser fundamentada, orientada e influenciada aos estudantes de Enfermagem, no curso técnico e graduação, proporcionando que estes saiam de suas formações com sentimento de preparo e conhecimento técnico-cientifico necessário². A partir disto o profissional tem o dever de alimentar o cuidado humanizado no seu cotidiano, buscando meios que garantam o diálogo entre os sujeitos³. Assim é criado vínculo, respeitando sempre a singularidade de cada pessoa, construindo projetos terapêuticos nos quais o paciente participa do seu processo saúde-doença de maneira ativa e entre outras ações que aperfeiçoam como influenciar a autonomia dos sujeitos e coletivos. Além destes fatores, é necessária uma adequação nos campos de trabalhos desses profissionais, desde materiais necessários, auditorias e espaços físicos adequados à valorização destes perante as equipes, para que assim o cuidado em Enfermagem não sofra com a desumanização. **Conclusão: **A partir disso, esta problemática deve ser discutida e investigada junto às instituições de ensino, uma vez que é necessário investimento sobre humanização no cuidado, principalmente no campo de ensino e na formação profissional, visto a importância que o mesmo possui na esfera da política pública, economia, cultura e ética.


Referências:
1 Chernicharo IM, Silva FD, Ferreira MA. Caracterização do termo humanização na assistência por profissionais de enfermagem. Esc Anna Nery. [Internet] 2014. [acesso em 2018 set 01] 18(1): 156-162. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v18n1/1414-8145-ean-18-01-0156.pdf. 2 Freitas FDS, Ferreira MA. Saberes de estudantes de enfermagem sobre a humanização. Rev Bras Enferm [Internet]. 2016. [acesso em 2018 set 01] 69(2): 282-9.Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=267045808011. 3 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão do SUS. Brasília, DF, 2010.