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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3029954


3029954

Avaliação de MOOC baseado em competências em informática para enfermeiros

Autores:
Juliana Invenção Gomes|juinvencao@gmail.com|enfermeira|especialista|mestranda|universidade Federal de São Paulo ; Valéria Sperduti Lima||outra|doutora|professora|universidade Federal de São Paulo

Resumo:
**Introdução:** Através do projeto de extensão “Consulta Coletiva: uma proposta de atenção à saúde da mulher”, que atua na promoção à saúde feminina, evidencia-se um espaço para orientação acerca de assuntos relativos à sexualidade e contracepção entre jovens, de forma dinâmica e educativa influenciando positivamente em seu processo de aprendizado. **Objetivos: **Descrever experiência vivida na realização da Oficina de Métodos Contraceptivos com acadêmicas de Enfermagem, caracterizando o perfil das usuárias e apresentando resultados de avaliação da atividade. **Metodologia: **Trata-se de trabalho descritivo quali-quantitativo apresentando e discutindo o perfil coletivo de acadêmicas de enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e resultados da avaliação da atividade realizada em junho de 2018. **Resultados:** Após realização da oficina de métodos contraceptivos, foi indicada a necessidade de aprimorar o tema planejamento familiar na grade curricular da graduação para grupos femininos e masculinos, com maior tempo para abordagem; a maioria aprovou a metodologia desse processo de ensino-aprendizagem. No perfil das alunas identificamos: maioria sem filhos; idade entre 18 e 24 anos, autodeclarada parda, cursando entre o 1º e 6º período de graduação. **Conclusão:** A prática educativa sobre métodos contraceptivos proporcionou ambiente de aprendizado dinâmico, mostrando um desconhecimento, mesmo em ambiente acadêmico, sobre os mecanismos de ação da maioria dos métodos.  **Contribuições para a enfermagem:** Identificamos a necessidade de aprimorar o ensino sobre planejamento familiar, preparando acadêmicos para o conhecimento sobre o seu próprio corpo dentro dos princípios da autonomia e preparando-os para atuar, baseado nas metodologias participativas, como futuros profissionais junto aos usuários do serviço.


Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher: Princípios e Diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. Disponível em . Acesso em 07 ago 2018.