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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 3027671


3027671

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO AOS PACIENTES EM DIÁLISE PERITONEAL: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores:
Caren Camargo do Espírito Santo|carencamargo.enf@gmail.com|enfermeira|doutorado Em Enfermagem|coordenadora do Curso de Enfermagem|faculdade Gama E Souza ; Suellen de Oliveira Chaves||estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Gama E Souza ; Monique Oliveira de Freitas||estudante|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|faculdade Gama E Souza ; Glaudston Silva de Paula||enfermeiro|mestre Em Enfermagem|docente|faculdade Gama E Souza ; Bruno Rafael Gomes Valois||enfermeiro|mestre Em Enfermagem|coordenador do Curso de Enfermagem|faculdade Gama E Souza ; Eva de Fátima Rodrigues Paulino||enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente|faculdade Gama E Souza

Resumo:
**Introdução: **A hospitalização pediátrica ocasiona um impacto de grande amplitude na vida da criança, pois ocorre a interrupção da rotina, separação do núcleo familiar, residência e das práticas as quais está habituada. Crianças hospitalizadas são submetidas às condutas terapêuticas, como visitas de profissionais da saúde, exames, dieta pré-estabelecida, medicações e repouso1.  Essa experiência pode proporcionar ansiedade, insegurança e medo à criança, principalmente quando esta não está preparada para o tratamento e a hospitalização2. **Objetivos:** Relatar as vivências das acadêmicas de enfermagem a cerca da utilização do brinquedo terapêutico na prática de enfermagem pediátrica. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência a partir das atividades vivenciadas pelas acadêmicas de Enfermagem, no período de junho de 2018 durante o estágio curricular da disciplina de cuidado a criança e adolescente. **Resultados/Discussões: **As práticas foram desenvolvidas com brinquedos terapêuticos do tipo dramático, com a finalidade de permitir à criança o alivio da tensão, a expressão de seus sentimentos, necessidades e medos. A intervenção ocorreu nos leitos devido a dificuldade da mobilidade, onde foram introduzidos jogos de memória, desenhos, pirâmide alimentar e orientações a cerca da alimentação saudável. **Considerações finais: **Através do brinquedo terapêutico é possível estabelecer uma conexão do acadêmico para com a criança e a família, estabelecendo diálogos, laços de confiança. Além de familiarizar a criança com o novo meio foi possível informar a cerca da alimentação saudável de forma lúdica e  contribuir para as práticas futuras em enfermagem. **Introdução: **A hospitalização pediátrica ocasiona um impacto de grande amplitude na vida da criança, pois ocorre a interrupção da rotina, separação do núcleo familiar, residência e das práticas as quais está habituada. Crianças hospitalizadas são submetidas às condutas terapêuticas, como visitas de profissionais da saúde, exames, dieta pré-estabelecida, medicações e repouso1.  Essa experiência pode proporcionar ansiedade, insegurança e medo à criança, principalmente quando esta não está preparada para o tratamento e a hospitalização2. **Objetivos:** Relatar as vivências das acadêmicas de enfermagem a cerca da utilização do brinquedo terapêutico na prática de enfermagem pediátrica. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência a partir das atividades vivenciadas pelas acadêmicas de Enfermagem, no período de junho de 2018 durante o estágio curricular da disciplina de cuidado a criança e adolescente. **Resultados/Discussões: **As práticas foram desenvolvidas com brinquedos terapêuticos do tipo dramático, com a finalidade de permitir à criança o alivio da tensão, a expressão de seus sentimentos, necessidades e medos. A intervenção ocorreu nos leitos devido a dificuldade da mobilidade, onde foram introduzidos jogos de memória, desenhos, pirâmide alimentar e orientações a cerca da alimentação saudável. **Considerações finais: **Através do brinquedo terapêutico é possível estabelecer uma conexão do acadêmico para com a criança e a família, estabelecendo diálogos, laços de confiança. Além de familiarizar a criança com o novo meio foi possível informar a cerca da alimentação saudável de forma lúdica e  contribuir para as práticas futuras em enfermagem.


Referências:
Martins MR, Ribeiro CA, Borba RIH, Conceição VS. Protocolo de preparo da criança pré-escolar para punção venosa, com utilização do brinquedo terapêutico. Rev Latino-Am Enfermagem. 2001. Ranna W. Aspectos psicossociais da assistência àcriança hospitalizada. J Ped. 1988.