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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2985869


2985869

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE COM BRONQUIECTASIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Erlyson Cássio Santos Silva|erlyson1@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|universidade Federal do Pará ; Elianny Sousa Silva||acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal do Pará ; Elizama Nascimento Pastana||acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal do Pará ; Ellen Christiane Corrêa Pinho||acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal do Pará ; Thayza Mirela Oliveira Amaral||acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade Federal do Pará

Resumo:
**Introdução:** A preocupação com o número crescente de jovens infectados com IST tem levadopesquisadores e docentes a realizarem pesquisas e ações de prevenção com este grupo populacional. **Objetivo: **Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem desenvolvida no Projeto de Extensão _IST em foco_. **Metodologia: **Relato de experiência acerca da vivência das acadêmicas da Faculdade de Enfermagem de Valença/RJ sobre a participação no projeto de extensão com realização da dinâmica “cadeia de transmissão”.A atividade foi realizadaem uma escola privada no município de Valença/RJ, em agosto de 2017, com 56 alunos do ensino médio. **Resultados: **Foi escolhida uma sala amplacom aparelho de som e distribuída uma ficha contendo um símbolo para cada estudante. Enquanto a música tocava, eles deveriam caminhar pela sala, quando parasse,deveriam copiar o desenhoda ficha do colega mais próximo.Ao final de alguns ciclos foram realizadas algumas reflexões: Quem fez uso do preservativo (círculo), quem entrou em contato com alguma situação de risco, mas estava protegido(triangulo), e quem não usou preservativo e correu risco(estrela). Esta dinâmica foi adaptada de uma publicação da Associação Brasileira de Enfermagem. **Conclusão: **A experiência relatada foi muito enriquecedora para as facilitadoras, os adolescentes e a escola. Foram identificadas vulnerabilidades, medos e dúvidas, com espaço para realização de educação em saúde.**Contribuição**: A criação de espaços para reflexão sobre IST/aids, formas de transmissão e prevenção permite aos adolescentes refletirem sobre ações de autocuidado, comportamentos vulneráveis evivência sexual responsável. **Descritores**: Promoção da saúde dos estudantes, infecções sexualmente transmissíveis, educação em saúde **Referências: **Associação Brasileira de Enfermagem. Dinâmicas de Prevenção às IST/AIDS. Revista adolescer:compreender, atuar e acolher. Acesso em 05 mar. 2017 .


Referências:
Associação Brasileira de Enfermagem. Dinâmicas de Prevenção às IST/AIDS. Revista adolescer:compreender, atuar e acolher. Acesso em 05 mar. 2017