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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2962893


2962893

Cuidados de enfermagem em hemoterapia

Autores:
Daniela Medeiros de Magalhães|daniermi@gmail.com|enfermeira|especialização|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes ; Nataly Mayara Cavalcante Gomes|natallymayara@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduação Incompleta|estudante|universidade Federal de Alagoas ; Krísia Patrícia Pontes da Silva|krisiakvc@hotmail.com|enfermeira|especialização|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes ; Dilma Ferreira de Souza Lira|dilmal_enf@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes ; Vanessa Maria da Silva Cavalari|vanessa.cavalari@ebserh.gov.br|enfermeira|especialização|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes ; Suderlande da Silva Leão|suderlande@hotmail.com|enfermeira|mestranda|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes

Resumo:
O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão é fundamental no fazer acadêmico. Desse modo, temos como objetivo descrever a experiência de ensino no Módulo Práticas Interdisciplinares de Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPE) do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Ceará. Estudo descritivo desenvolvido com uma média de 140 estudantes matriculados no módulo PIEPE. Retrata a experiência das atividades desenvolvidas pelos estudantes em 2017, nos espaços dos territórios da saúde e ação social de Sobral-Ceará. Desenvolvem-se atividades junto a populações em situações de risco social (moradores de ruas, gestantes usuárias de crack, adolescentes usuários de drogas e em situações de violência, idosos institucionalizados, crianças institucionalizadas) a partir da realização de Projetos de Intervenção. A experiência está descrita por meio dos discursos dos estudantes. Constatamos que a imersão nos espaços de convivência destes grupos populacionais se configura como importante campo de aprendizagem para o desenvolvimento de competências pelo enfermeiro no planejamento e avaliação do estado de saúde destas populações. Os estudantes intervêm encorajando os indivíduos, famílias e grupos em situação de risco social a obterem serviços de saúde, orientando para desenvolver estratégias de prevenção de agravos e de promoção da saúde, apoiando na identificação das potencialidades da população, no sentido de reconhecê-la como protagonista no processo de cuidado em saúde. Ressalta-se que as atividades desenvolvidas são planejadas junto aos profissionais dos serviços de saúde bem como a população que é foco da intervenção, tendo como princípios orientadores o trabalho colaborativo e a Educação Interprofissional.


Referências:
Gonçalves, N G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva. 2015; 33 (3): 1229 – 1256.