2962893 | Cuidados de enfermagem em hemoterapia | Autores: Daniela Medeiros de Magalhães|daniermi@gmail.com|enfermeira|especialização|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes ; Nataly Mayara Cavalcante Gomes|natallymayara@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduação Incompleta|estudante|universidade Federal de Alagoas ; Krísia Patrícia Pontes da Silva|krisiakvc@hotmail.com|enfermeira|especialização|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes ; Dilma Ferreira de Souza Lira|dilmal_enf@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes ; Vanessa Maria da Silva Cavalari|vanessa.cavalari@ebserh.gov.br|enfermeira|especialização|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes ; Suderlande da Silva Leão|suderlande@hotmail.com|enfermeira|mestranda|enfermeira|hospital Universitário Prof. Alberto Antunes |
Resumo: O princípio da indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e
extensão é fundamental no fazer acadêmico. Desse modo, temos como objetivo
descrever a experiência de ensino no Módulo Práticas Interdisciplinares de
Ensino, Pesquisa e Extensão (PIEPE) do Curso de Enfermagem da Universidade
Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Ceará. Estudo descritivo desenvolvido
com uma média de 140 estudantes matriculados no módulo PIEPE. Retrata a
experiência das atividades desenvolvidas pelos estudantes em 2017, nos espaços
dos territórios da saúde e ação social de Sobral-Ceará. Desenvolvem-se
atividades junto a populações em situações de risco social (moradores de ruas,
gestantes usuárias de crack, adolescentes usuários de drogas e em situações de
violência, idosos institucionalizados, crianças institucionalizadas) a partir
da realização de Projetos de Intervenção. A experiência está descrita por meio
dos discursos dos estudantes. Constatamos que a imersão nos espaços de
convivência destes grupos populacionais se configura como importante campo de
aprendizagem para o desenvolvimento de competências pelo enfermeiro no
planejamento e avaliação do estado de saúde destas populações. Os estudantes
intervêm encorajando os indivíduos, famílias e grupos em situação de risco
social a obterem serviços de saúde, orientando para desenvolver estratégias de
prevenção de agravos e de promoção da saúde, apoiando na identificação das
potencialidades da população, no sentido de reconhecê-la como protagonista no
processo de cuidado em saúde. Ressalta-se que as atividades desenvolvidas são
planejadas junto aos profissionais dos serviços de saúde bem como a população
que é foco da intervenção, tendo como princípios orientadores o trabalho
colaborativo e a Educação Interprofissional.
Referências: Gonçalves, N G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva. 2015; 33 (3): 1229 – 1256. |