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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2838826


2838826

Mapeamento das relações interpessoais da enfermeira no militarismo

Autores:
Kátia Jamile da Silva|katiajamiledasilva@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduação Em Andamento|estudante|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc) ; Dara Montag Portaluppi|dara.portaluppi@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduação Em Andamento|estudante|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc) ; Andrieli Paul|andrieli.paul@gmail.com|estudante de Enfermagem|graduação Em Andamento|estudante|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc) ; Patrícia Poltronieri|pathy_poltronieri@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduação Em Andamento|estudante|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc) ; Ricardo Niquetti|ricardo.niquetti@udesc.br|sociólogo|doutor Em Ciências Sociais|professor Universitário|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc)

Resumo:
**Introdução:** A comunicação entre enfermeiro, cliente e cuidador está inserida no processo de capacitação para diálise peritoneal (DP) através da abordagem teórico-prática do enfermeiro com o cliente e cuidador. É fundamental que não existam barreiras na comunicação durante este processo, para que o cuidado seja efetivo. **Objetivo:** Identificar as evidências científicas sobre a comunicação do enfermeiro, cliente e cuidador durante a capacitação para diálise peritoneal. **Metodologia:** Revisão integrativa de literatura, que utilizou como questão de busca: de que forma a comunicação do enfermeiro, cliente e cuidador durante a capacitação para DP está sendo tratada no mundo? A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde, nas bases de dados: MEDLINE, LILACS e BDENF; PubMed; Portal de Periódicos da Capes, nas bases SCOPUS e CINAHL, no mês de junho de 2018. **Resultados:** As articulações em tríades e díades dos descritores resultaram em 112 artigos, porém somente 01 artigo indexado na Pubmed e Scopus foi encontrado relacionado a temática, sendo este intitulado “Continuous ambulatory peritoneal dialysis: Nurses´ experiences of teaching patients”, o qual revelou que a maior barreira para as enfermeiras durante o ensino da DP aos pacientes foi a falta dos profissionais de enfermagem falando no idioma árabe. **Conclusões:** A literatura científica captada ressalta a necessidade da melhora no fluxo da comunicação no processo de capacitação para DP, de modo que as barreiras existentes sejam diminuídas. **Contribuições para a Enfermagem**: O conhecimento advindo desse estudo poderá possibilitar ao enfermeiro exercer sua competência clínica considerando a comunicação como elemento que interfere para uma assistência segura e eficaz.


Referências:
Figueiredo AE, Bernardini JB. A Syllabus for Teaching Peritoneal Dialysis to Patients and Caregivers. Perit Dial Int . 2016; 36(6):592-605. Botelho LLR, Cunha CCA, Macedo M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestao Soc. 2011; 5(11):121-36.