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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2784649


2784649

A UTILIZAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA HOSPITALIZADA

Autores:
Ana Luísa Streck|analuisacco@gmail.com|graduanda de Enfermagem|graduando|bolsista de Iniciação Científica|universidade do Estado de Santa Catarina Udesc ; Maria Luiza Martins|maria-luiza22@live.com|graduanda de Enfermagem|graduando|estudante|universidade do Estado de Santa Catarina Udesc

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A adolescência é um período de várias mudanças e inquietações, momento propício para a experimentação do álcool e outras drogas. Assim, faz-se importante a prevenção à saúde no ambiente escolar através de metodologias problematizadoras como ferramenta educativa. **OBJETIVO: **Relatar a vivência dos extensionistas na utilização dos círculos de cultura com ênfase à prevenção do uso do álcool e outras drogas junto a adolescentes escolares. **MÉTODO: **Trata-se de um relato de experiência que apresenta vivências e intervenções aplicadas através do projeto de extensão “Prevenção do uso de álcool e outras drogas no ambiente escolar: uma abordagem para educadores e educandos de escolas públicas”. Os encontros são caracterizados pela metodologia dos Círculos de Cultura de Paulo Freire. Os extensionistas são acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade pública do cariri cearense. As intervenções ocorrem quinzenalmente com uma turma do ensino médio de uma instituição de ensino pública, com o intuito de refletir e dialogar com as curiosidades e relatos dos próprios jovens sobre o uso abusivo do álcool e outras drogas dentro de seus convívios sociais. **RESULTADOS:** Os adolescentes mostraram interesse e adesão às intervenções realizadas, sendo participativos e destacando o quão gratificante é a realização deste projeto para eles, por terem visibilidade sobre a temática, associando aos convívios sociais em que se encontram.  O método fundado na problematização proporciona aos extensionistas a interação com o adolescente a fim de assegurar a sua participação sanando dúvidas, medos e escolhas erradas.** CONSIDERAÇÕES FINAIS: **Benefícios mútuos na realização das intervenções com ênfase a promoção e prevenção como uma ferramenta de relevância social e, sobretudo educacional voltado para a saúde dos adolescentes. **CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **As vivências deste projeto contribuíram para formação acadêmica e pessoal dos extensionistas na busca do empoderamento dos adolescentes frente às vulnerabilidades do contexto social.


Referências:
1. Tavares, MLO et al. Perfil de adolescentes e vulnerabilidade para o uso de álcool e outras drogas. 2017. Revista de Enfermagem UFPE On Line [internet]. 2018. [citado em 2018 Set 10]; 11(10):3906-12. Available from: https://mail.google.com/mail/u/0/#sent/QgrcJHsBnjKLnMrBtRHksthfVjXrhKZRbPq?projector=1&messagePartId=0.1 2. Pedrosa, SC et al. Educação em saúde com adolescentes acerca do uso de álcool e outras drogas. 2015. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro- RECOM [internet]. 2018. [citado em 2018 Set 10]; 5(1):1535-1541. Available from: https://mail.google.com/mail/u/0/#sent/QgrcJHsBnjKLnMrBtRHksthfVjXrhKZRbPq?projector=1&messagePartId=0.2