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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2743457


2743457

EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS DURANTE O PROJETO EDUCACIONAL

Autores:
Dalva Moreira da Silva|dalva.silva02@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Bianca Cavalcante Áglas|bianca.aglas.75@gmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Glenda Caroline Pereira do Nascimento|carolinenascimento_13@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte-uninorte ; Rodrigo da Silva Martins|enf.martins2013@gmail.com|enfermagem|enfermeiro|docente|centro Universitário do Norte-uninorte ; Soraia Santos Tatikawa Campos|soraia.tatikawa@uninorte.com.br|enfermagem|enfermeira|docente|centro Universitário do Norte-uninorte

Resumo:
**Introdução**: Implantado em 2009, o Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Macaé-Professor Aloísio Teixeira, alinhava-se ao interesse institucional da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ em atender as premissas do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, lançado pelo governo federal, em 20071. **Objetivo: **registrar a história do curso de enfermagem campus Macaé a partir dos Boletins Informativos da UFRJ. **Metodologia:** Estudo histórico-social de análise documental. Fontes: Boletins Informativos da UFRJ. Critérios de inclusão: existência de publicações sobre o Curso de Enfermagem-Campus Macaé no período de 2008 a 2018. Após selecionados os dados foram organizados em quadros de acorodo com sua cronologia e temática. A análise foi subsidiada por produção científica sobre o tema. **Resultados:** Selecionou-se 286 Boletins. Em 10 anos houve aproximadamente 30 publicações sobre o curso por ano, sendo a menor quantidade em 2008 (7) e a maior em 2013 (55). As temáticas mais recorrentes foram “Concursos Públicos”, “Processos Seletivos” de professores, a participação destes em comissões didático-pedagógicas e administrativas como a composição do Conselho Deliberativo, do Colegiado de curso e de cargos. Destaca-se a própria direção do campus por enfermeiras no período estudado. Os boletins também registram a liberação de professores para participação em eventos científicos, participação em bancas de mestrado e doutorado. Outro fator de destaque foi a identificação de publicações recorrentes para alteração de carga horária docente de 20h para 40h Dedicação Exclusiva. **Conclusão: **os professores do curso de enfermagem empreenderam estratégias para ocupar espaços de poder no campus que conta ao todo com 09 cursos de graduação.  **Contribuições: **os resultados contribuirão para o registro da memória do curso sendo utilizado como subsídio documental para a produção de material didático-pedagógico para a disciplina de História da Enfermagem e para o reforço da identidade acadêmica dos estudantes do Curso.


Referências:
1. UFRJ. Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus UFRJ-Macaé Professor Aloisio Teixeira. Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem e Obstetrícia. 2009.