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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2708363


2708363

VISITA DOMICILIAR PUERPERAL: UMA ESTRATÉGIA PROTETORA NO PUERPÉRIO

Autores:
Ana Valeska Perdigão Barros|valeskaperdigao@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|centro Universitário Christus- Unichristus ; Alisson Salatiek Ferreira de Freitas|salatiek@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ensino Na Saúde Pela Universidade Estadual do Ceará- Uece|docente|centro Universitário Christus- Unichristus ; Fernanda Flania Soares Maia|fernandaflania@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|centro Universitário Christus- Unichristus ; Luiz Cassimiro de Araújo Júnior|l.cassimiro@outlook.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|centro Universitário Christus- Unichristus ; Antônio Gean de Lima|geanlima@hotmail.com.br|enfermeiro|graduado de Enfermagem|graduado de Enfermagem|centro Universitário Christus- Unichristus ; Isadora Araujo Rodrigues|isadoraar@hotmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|centro Universitário Christus- Unichristus

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A prática de formação de grupos educativos é uma atividade comum dentro da Estratégia de Saúde da Família. Estes grupos se formam a partir de pessoas com necessidades específicas, que buscam a construção de conhecimentos na coletividade. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Apipucos, em Recife PE, existem diversos grupos educativos que visam uma concepção ampliada da promoção em saúde. **OBJETIVO**: Relatar as experiências vivenciadas nos grupos de educação em saúde de uma USF em Recife, PE. **METODOLOGIA: **Relato de experiência do desenvolvimento dos grupos educativos realizados por uma equipe de saúde da família do Recife, no período de janeiro de 2015 a agosto de 2018. **RESULTADOS: **Na USF supracitada foram formados grupos de gestantes, homens e idosos. Os grupos são organizados pela enfermeira da equipe e têm encontros mensais, e suas abordagens temáticas são direcionadas aos diferentes públicos. Observamos como resultados uma maior aproximação entre profissionais e usuários e o empoderamento dos mesmos na identificação e intervenção em suas questões de saúde. **CONCLUSÕES/CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM:** A formação de grupos educativos tem o potencial de esclarecer dúvidas coletivas, permitindo intervenções resolutivas que otimizam o trabalho do enfermeiro da saúde da família e garantem melhor cuidado ao usuário. Um profissional de enfermagem comprometido e qualificado é fundamental para planejamento e continuidade exitosa desses grupos.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de atenção básica. Brasília, DF; 2006. Série Pactos pela Saúde; CAMPOS, G.W.S.; GUERRERO, A.V.P. Manual de Práticas de Atenção Básica: Saúde ampliada e compartilhada. São Paulo: Aderaldo & Rothschild, 2008;DIAS, V, Silveira D, Witt R. Educação em saúde: protocolo para o trabalho de grupos em atenção primária. Rev APS. abr./jun. 2009; 12(2):221-7.