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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2704489


2704489

CONHECIMENTO E SENTIMENTOS FRENTE AO ABANDONO FAMILIAR

Autores:
Simony Fabiola Lopes Nunes|sflnunes@hotmail.com|enfermeira|mestre|estudante de Pós-graduação Nível Doutorado|universidade Federal de Santa Catarina ; Rafaela Vivian Valcarenghi|rafaelavalcarenghi@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade Estácio de Sá Santa Catarina ; Vanessa Costa Oliveira|vco1995@hotmail.com|enfermeira|graduada|enfermeira|universidade Federal do Maranhão

Resumo:
**RESUMO** **Objetivos**: identificar os conteúdos teórico-práticos relacionados à estomaterapia que são ministrados no curso de graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a partir da investigação dos planejamentos de ensino e ementas; discutir a abordagem dos conteúdos e estratégias de ensino adotadas pelos docentes para a aprendizagem de tais conteúdos.  **Método:** Estudo qualitativo, documental, cujo cenário foi à Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2016. Destaca-se que obtivemos autorização da direção da instituição para a realização da pesquisa. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise temática de conteúdo(1). **Resultados e Discussão: **Após aplicação da referida técnica, duas categorias emergiram-se, cuja primeira caracterizou-se como “**Conteúdos temáticos: enfoque em feridas e estomas”. **Nesta categoria foram discutidos os conteúdos de feridas e estomas que são abordados na graduação à luz das ementas e conteúdos programáticos. Verificou-se que houve predomínio do conteúdo de feridas. No que se refere ao conteúdo de estomias, destaca-se a conceituação e a classificação das estomias intestinais. Quanto ao conteúdo sobre incontinência urinária e anal, não houve menção em nenhum período da graduação(2). Na segunda categoria, “**Estratégias aplicadas ao ensino da Estomaterapia”,** foram abordadas as estratégias que os docentes utilizam para ministrar aulas, tanto teórica quanto prática (no laboratório de ensino ou nos serviços de saúde). As principais estratégias foram: utilização de aula expositiva com o uso do datashow, aula com vídeos demonstrativos para elucidar e consolidar o conteúdo, uso do laboratório de habilidades e competências(3). **Conclusão:** A partir da análise das ementas e planejamentos de ensino do curso de graduação em enfermagem ficou evidente a necessidade de intensificar o desenvolvimento de alguns conteúdos ligados à estomaterapia, especialmente, a introdução o tema das incontinências.


Referências:
Referências 1.Oliveira DC. Análise de conteúdo temático-categorial: uma proposta de sistematização. Rev enferm UERJ. 2008; 16(4):569-76. 2.Geovanini T. Tratado de feridas e curativos: enfoque multiprofissional. São Paulo: Rideel, 2014. 3.Lazzari DD, Pedro ENR, Sanches MO, Jung W. Estratégias de ensino do cuidado em Enfermagem: um olhar sobre as tendências pedagógicas. Rev Gaúcha Enferm. 2011; 32(4):688-94.