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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2686080


2686080

Grupo Terapêutico: ferramenta de trabalho das equipes de Saúde da Família e Nasf-AB

Autores:
Kátia Jamile da Silva|katiajamiledasilva@gmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante|estudante de Graduação|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc) ; Claudio Claudino da Silva Filho|claudio.filho@uffs.edu.br|enfermeiro|doutor|professor de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal da Fronteira Sul (uffs) ; Michelle Kuntz Durand|michakd@hotmail.com|enfermeira|pós-doutora Em Enfermagem|professora de Graduação Em Enfermagem|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc) ; Fabiane Pertille|fabi_m2008@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|professora de Graduação Em Enfermagem|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc) ; Franklin de Almeida Cipolato|franklincipolato1999@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|graduando|estudante|universidade do Estado de Santa Catarina (udesc)

Resumo:
Introdução: os cursos da área da saúde exigem do acadêmico conhecimento multidisciplinar, dentre as disciplinas contempladas inclui-se a Histologia e Patologia, fundamentais para o entendimento de situações decorrentes do processo saúde-doença e no auxilio para desenvolver competências gerais e específicas nos acadêmicos para realizarem suas atividades profissionais. Diversos fatores representam um desafio a ser superado no ensino, nesse sentido, reforça-se a importância de se utilizar diferentes metodologias de ensino. Objetivo: descrever práticas elaboradas a partir do processo de ensino-aprendizagem durante as monitorias das disciplinas de histologia e patologia visando abordar não somente o conteúdo das disciplinas, mas de modo a discutir alguns cuidados ao paciente acometido com as doenças abordadas no conteúdo programático das disciplinas. Metodologia: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria de Histologia e Patologia. Resultados: considerando como o trabalho em saúde se organiza e as exigências em relação ao perfil dos profissionais, foram elaboradas três práticas que não limitaram ao conteúdo de uma única disciplina. Observou-se que os acadêmicos tiveram maior interação, melhoraram o desempenho da disciplina, tiveram mais habilidades para responder perguntas do circuito de lâminas e conseguiram interagir e compreender melhor os estudos de casos de forma interdisciplinar e correlacionado com a prática profissional. Considerações finais: o processo de construção de diferentes formas de aprendizagem permitiu estabelecer cumplicidade entre o monitor e os acadêmicos, gerando resultados positivos e a superação das fragilidades no processo de aprendizagem. Contribuições para enfermagem: é fundamental a compreensão do conteúdo para que as informações das disciplinas básicas das ciências biológicas possam ser vivenciadas na prática, visto que estas permeiam todo o processo de saúde-doenças, orientam na tomada de decisões e contribuem para a cientificidade na área da enfermagem.


Referências:
Matoso LML. A importância da monitoria na Formação acadêmica do monitor: Um relato de experiência. CATUSSABA ISSN 2237-3608. 2014; 3(2):77-83. Disponível em: