Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2667024


2667024

Ocorrência de hipotermia em pacientes cirúrgicos no período intraoperatório

Autores:
Carolina Beatriz Cunha Prado|carolprado_fmtm@yahoo.com.br|enfermeira|mestre|docente|universidade de Uberaba ; Maria Beatriz Guimarães Ferreira|mariabgfo@gmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Federal de Uberlândia

Resumo:
**Introdução**: No processo de construção e ampliação das perspectivas de saúde, a educação permanente (EP) se caracteriza como estratégia de formação ao longo da vida. Conhecida como aprendizagem no ambiente de trabalho, a EP requer tecnologias metodológicas inovadoras e transformadoras de intervenção nos cenários de prática (1). **Objetivo**: Relatar a experiência vivenciada como bolsista voluntária em projeto voltado à EP em saúde. **Metodologia**: Trata-se de um relato de experiência, como bolsista voluntaria vivenciado no projeto de pesquisa “Incubadora de Aprendizagem” com foco EP em saúde. Realizou-se intervenções sobre a ressignificação dos sinais vitais em unidades de internação de um hospital de médio porte, entre os meses de junho e agosto de 2018. **Resultados:** Observou-se, durante as intervenções de ressignificação dos Sinais Vitais, realizadas por meio de conversações, interação entre equipe, diálogo e debates abertos, nos quais os colaboradores expuseram seus questionamentos e necessidades, a relevância da identificação de estratégias coletivas para a continuidade do processo de EP, nesta área, em especial. **Conclusão**: A EP e a sua aplicação na prática, por meio de intervenções dialógicas sobre os sinais vitais, permitiu a identificação de estratégias plausíveis para a qualificação deste processo, nas quais se articulou teoria e prática. Conclui-se, que o processo de EP requer intervenções horizontalizadas e dialógicas, nas quais os colaboradores se percebam como protagonistas do processo de ressignificação da prática. **Implicações Para Enfermagem**: O presente trabalho induz a ressignificação da prática profissional de enfermagem e a superação do fazer técnico, a interação entre equipe e gestão, além do compartilhamento de saberes e práticas.


Referências:
1 Campos KFC, Sena RR, Silva KL. Educação permanente nos serviços de saúde. Escola Anna Nery. 2017; 21(4):1-10.