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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2631869


2631869

Aplicação da Condom Self-Efficacy Scale - Versão Brasileira com adolecentes de escola pública para promoção da autoeficácia

Autores:
Marcela Matias Sena|marcela10matias@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda|estudante|universidade Federal do Ceará ; Giovanna Evelyn Luna Silveira|giovannaevelynluna@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda|estudante|universidade Federal do Ceará ; Thays Silva de Souza Lopes|thayssslopes@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda|estudante|universidade Federal do Ceará ; Vitória Caroline da Cunha Rodrigues|vitoriaccr@alu.ufc.br|estudante de Graduação|graduanda|estudante|universidade Federal do Ceará ; Priscila de Souza Aquino|priscilapetenf@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Ceará|professora da Graduação do Curso de Enfermagem|universidade Federal do Ceará ; Régia Christina Moura Barbosa Castro|regiabarbosa@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Ceará|professora da Graduação do Curso de Enfermagem|universidade Federal do Ceará

Resumo:
IMPACTO DO MESTRADO PROFISSIONAL NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO **Introdução:** A finalidade do Mestrado Profissional é o desenvolvimento de pesquisas com impacto social1”. Com objetivo de formar profissionais habilitados ao trabalho, prioriza temas de interesse público, com relevância social, científica e tecnológica2. Para a Fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior o Mestrado Profissional qualifica o profissional e responde às necessidades da sociedade3. Essa proposta, motivou enfermeiras da prática clínica, mestrandas de um Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Profissional, enfrentarem o desafio da desmitificação da complexidade do exame físico na avaliação clínica diária do enfermeiro, desenvolvendo tecnologia educacional como estratégia de alerta para a possibilidade da avaliação utilizando-se da primeira manobra do exame físico - INSPEÇÃO.  **Objetivo: **Apresentar o impacto do Mestrado Profissional no desenvolvimento de estratégia para sanar problemas identificados na prática.** Metodologia: **Desenvolvimento de estratégia para desmitificar a complexidade do exame físico na avaliação clínica do enfermeiro, a partir de uma Tecnologia Educacional, abordando a inspeção como ferramenta inicial para a avaliação clínica de pacientes hospitalizados. **Resultados: **Uso de uma tecnologia do tipo “Vídeo 2D”, que apresenta aspectos possíveis de avaliação na primeira manobra propedêutica do exame físico – a INSPEÇÃO, para habilitar enfermeiros para avaliação clínica. **Conclusão: **A participação de enfermeiros em um Programa de Mestrado Profissional fomenta discussão das inquietações da prática e, motiva a busca de estratégias, para a mudança da prática e melhoria da assistência à saúde. **Implicações para enfermagem:** Melhoria no cuidado realizado pelo enfermeiro e na segurança do paciente. **Descritores:** Enfermagem, Formação Profissional, Prática Clínica Baseada em Evidências. **Referências:** 1. Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação. [acesso 09/08/18]. Disponível em: [http](http://www.ppgce.faced.ufu.br/acontece/2018/03/papel-do-mestrado-e -fazer-pesquisa-que-tenha-impacto-social-afirma-pro- reitor)[://](http://www.ppgce.faced.ufu.br/acontece/2018/03/papel-do- mestrado-e-fazer-pesquisa-que-tenha-impacto-social-afirma-pro- reitor)[www.ppgce.faced.ufu.br/acontece/2018/03/papel-do-mestrado-e-fazer- pesquisa-que-tenha-impacto-social-afirma-pro- reitor](http://www.ppgce.faced.ufu.br/acontece/2018/03/papel-do-mestrado-e -fazer-pesquisa-que-tenha-impacto-social-afirma-pro-reitor) 2. Portaria Normativa nº 17, de 28/12/09 – CAPES. [acesso 09/08/18]. Disponível em: [file:///C:/Users/fabiola.moreira/Downloads/444-Portaria_Normativa_n_17.pdf]() 3. Fundação CAPES – Ministério da Educação. [acesso 09/08/18]. Disponível em:http://[www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao- da-pos-graduacao/7419-mestrado- profissional](http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes /avaliacao-da-pos-graduacao/7419-mestrado-profissional)


Referências:
1. Universidade Federal de Uberlândia. Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação. [acesso 09/08/18]. Disponível em: http://www.ppgce.faced.ufu.br/acontece/2018/03/papel-do-mestrado-e-fazer-pesquisa-que-tenha-impacto-social-afirma-pro-reitor 2. Portaria Normativa nº 17, de 28/12/09 – CAPES. [acesso 09/08/18]. Disponível em: file:///C:/Users/fabiola.moreira/Downloads/444-Portaria_Normativa_n_17.pdf 3. Fundação CAPES – Ministério da Educação. [acesso 09/08/18]. Disponível em:http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao/7419-mestrado-profissional