Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2630022


2630022

O ENFERMEIRO COMO PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O AUTOCUIDADO DE IDOSOS COM DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS.

Autores:
Vitoria Souza Dias|vitoria.souza.dias@hotmail.com|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|centro Universitário Uniabeu ; Patrícia da Silva Reis|pati_reis92@hotmail.com|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|centro Universitário Uniabeu ; Adriana Guedes da Silva|aguedes30051978@gmail.com|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|centro Universitário Uniabeu ; Laressa Correa Gonçalves|laressa.cgoncalves@gmail.com|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|acadêmica Em Enfermagem|centro Universitário Uniabeu ; Marilda Andrade|marildaandrade@uol.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|vice-diretora|escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Uff

Resumo:
**Introdução:**O curso de Enfermagem estruturado por meio do currículo integrado permite sucessivas aproximações aos conteúdos, com gradual complexidade, aliado aos temas transversais. A partir das metodologias ativas no ensino, o discente torna-se protagonista de seu aprendizado e, através da prática embasada em evidência, volta-se ao cuidado holístico do paciente. **Objetivo**:Desvelar a influência do Currículo Integrado na formação de enfermeiros.**Metodologia:**Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva que faz parte do projeto “Análise do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem da UEL após quase duas décadas de Implantação” com CAAE 65045317.1.0000.5231.**Resultados:**A construção do Currículo Integrado do Curso de Enfermagem é fruto da atuação de docentes e discentes. Neste sistema, o binômio dialoga e contribui na formação de uma educação democrática a fim de integrar teoria e prática. Os módulos estão estruturados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e ancorados, em maior ou menor aproximação, aos temas transversais: Ser Humano Sócio-Histórico-Cultural; Determinação Social do Processo Saúde-doença; Sistema Único de Saúde; Gestão do Cuidado; Metodologia da Assistência; Integração Ensino-Serviço-Comunidade; Educação em Saúde, Comunicação, Investigação Científica; Trabalho em Equipe; Bioética; Biossegurança. O sistema de avaliação bidirecional pauta-se em competências e habilidades, de modo que condiciona o graduando à dedicação exclusiva e, por conseguinte, favorece uma Sistematização de Assistência de Enfermagem de qualidade, seja no âmbito hospitalar ou atenção básica¹.**Conclusão:**A formação do cuidador com visão holística em relação ao paciente é construída durante a formação acadêmica. Dessa forma, o currículo integrado vem ao encontro das necessidades em saúde da população brasileira e permite que o discente desenvolva habilidades técnicas e psicossociais de atendimento.**Contribuição para a Enfermagem: **Cuidadores formados à luz do currículo integrado atuam com uma visão holística e integral em relação ao paciente o que melhora a qualidade da Sistematização de Enfermagem e a prática profissional.


Referências:
KIKUCHI, Edite; GUARIENTE, Maria Helena Dantas de Menezes. Currículo Integrado: a experiência do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. 2. ed. Londrina: EDUEL; 2014