Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 2617015


2617015

CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Autores:
Sonia Maria Kalckmann de Macedo|sonia.macedoufpr@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná|estudantes|universidade Federal do Paraná ; Fabieli Borges|fabieliborges6@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná|estudante|universidade Federal do Paraná ; Ana Raquel Campos de Almeida Barboza|anarc.hcufpr@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná|estudante|universidade Federal do Paraná ; Aida Maris Peres|aidamaris.peres@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem.|docente da Universidade Federal do Paraná.|universidade Federal do Paraná. ; Elizabeth Bernardino|elizaber@ufpr.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem.|docente da Universidade Federal do Paraná.|universidade Federal do Paraná

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** A metodologia ativa (MA) é uma concepção educacional que coloca os acadêmicos como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e reflexão é incentivado pelo docente que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio discente. **OBJETIVO:** Relatar o uso da metodologia ativa no processo de ensino aprendizagem no curso de enfermagem nas aulas de saúde coletiva. **METODOLOGIA:** Trata-se de um estudo descritivo tipo relato experiência. Participaram 36 discentes e 01 docente, em uma tarde de atividade prática no _hall_ do Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB/UFAM. **RESULTADO: **Realizou-se uma visita técnica em 04 instituições pertencentes à Rede de Atenção à Saúde (RAS) no município de Coari-AM, onde foram estimulados a conhecer sua infraestrutura, seus arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, suas densidades tecnológicas, logísticas e gestão, além das dificuldades para a implementação da RAS no município. Posteriormente, apresentaram uma atividade lúdica para a comunidade acadêmica, utilizando-se: de painéis, maquetes, jogos de aprendizagem, encenações teatrais e paródias musicais.  Durante todo esse processo de atividade, visou incentivar o aluno a refletir e compartilhar suas experiências e dificuldades, discutir a importância e funcionamento do serviço e os papeis dos profissionais e usuários da RAS. **CONCLUSÃO:** Considerando que o curso de enfermagem no interior do amazonas não possui o funcionamento da metodologia ativa, esta experiência diferenciou-se pela forma de ensinar e aprender, que envolveu tanto o docente quanto os discentes, além de todo o corpo universitário que estavam presente na aplicação da atividade. **IMPLICAÇÕES A ENFERMAGEM: **O profissional de enfermagem deve conhecer a RAS desde a academia, para conhecer suas fragilidades, contribuindo com sua organização, sendo este reconhecido na comunidade pelas ações em saúde e administrativas, no qual a qualidade do sistema implica nos seu processo de cuidado a população.


Referências:
MACEDO, K.D.S; ACOSTA B.S; SILVA E.B; SOUZA, N.S; BECK C.L.C, SILVA K.K.D. Metodologia Ativa de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Esc. Anna Nery. 2018; 22(3).