2615108 | O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA COMISSÃO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Alitheia Karla da Silva|alitheiakarla@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Adolescência, Pediatria E Neonatologia|enfermeira Assistencial|hospital São Vicente ; Francieli Bisinelli Santana|gerente.enfermagem@hospitalsaovicente.com.br|enfermeira|especialização Em Qualidade E Segurança do Paciente|coordenadora de Enfermagem|hospital São Vicente ; Gislaine Cristina Marção|gestao.leitos@hospitalsaovicente.com.br|enfermeira|especialização Em Gestão Hospitalar|coordenadora da Gestão de Leitos|hospital São Vicente |
Resumo: Introdução:O avanço tecnológico vem interferindo diretamente nas atividades
humanas. O computador é uma poderosa ferramenta para o ensino-aprendizagem
devido às diversas formas de explorar suas funções, como o acesso a internet,
o uso de softwares, jogos, simulações, etc., que fazem com que os estudantes
aliem o conteúdo visto em sala de aula com as tecnologias existentes1. O uso
de _softwares_educacionais tem o potencial de promover conhecimento em
diversas vertentes, sendo uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de
ações de educação em saúde, visando o empoderamento do adolescente no acesso
as informações que venham a contribuir com a mudança de comportamento2.
Objetivo: Analisar as publicações que enfocam os efeitos da utilização de
software em ações de educação em saúde com adolescentes. Método: Revisão
Integrativa da Literatura, realizada nas bases de
dados:Adolec,Cochrane,MEDLINE,CINAHL,PubMed e LILACS,utilizando os descritores
_software_, educação em saúde e adolescentes. A amostra final foi 06 artigos
originais em inglês. Resultados: Os softwares como ferramentas de educação em
saúde com adolescentes demonstraram constituir um elemento motivador e
facilitador no processo ensino-aprendizagem. Propiciando a evidencia de maior
apreensão de conhecimentos em curto prazo3. Conclusão: As avaliações dos
softwares são realizadas visando resultados em curto prazo, que se restringem
a verificação de conhecimentos apreendidos ao final da execução da atividade
educativa. Por tratar-se de uma intervenção de educação em saúde, que visa
adoção de comportamentos e práticas saudáveis, faz-se necessário uma
continuidade na intervenção educacional, avaliação em médio e longo prazo para
verificar a incorporação de hábitos saudáveis pela população adolescente.
Implicações para enfermagem: Ao incorporar as estratégias educacional em
saúde, os enfermeiros podem ajudar adolescentes a receber atendimento
adequado, facilitar o acesso dos mesmos no sistema de saúde e melhorar o
alcance da educação preventiva. Devem encorajar a fornecer esses serviços de
forma independente e na equipe de saúde.
Referências: 1. Althaus N, Schmitt E, Knecht GI, Dullius MM. A utilização dos computadores no ensino de matemática. Revista Destaques Acadêmicos. 2011; 3(20).
2. Pereira LL, Cordenonsi AZ. Softwares educativos: uma proposta de recurso pedagógico para o trabalho de reforço das habilidades de leitura e escrita com alunos dos anos Iniciais. Revista Tecnologias na educação. 2009; 7(3):1-13.
3. Cousineau TM, Franko DL, Trant M, Rancourt D, Ainscough J, Chaudhuri A, Brevard A. Teaching adolescents about changing bodies: Randomized controlled trial of an internet puberty education and body dissatisfaction prevention program. Body Image. 2010; 7(4): 296-300. |